Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, outubro 18, 2014

Padrasto de alunas aterroriza alunos e funcionários em escola de Farol

  Professores e diretora registraram Boletim de Ocorrência na 134ª  Delegacia
O padrasto de duas alunas da Escola Municipal José de Anchieta, que fica no Xexé, em Farol de São Tomé, aterrorizou alunos e funcionários nesta segunda-feira (15/09). Segundo o relato de uma professora que teme se identificar, o homem chegou a escola por volta das 11h30, quando os alunos estavam merendando para ir para casa e pediu para falar com a diretora. Como ela não estava, ele aceitou falar com a auxiliar de secretaria. Ele teria entrado na escola de forma ordeira e assim que encontrou as funcionárias começou a xingá-las e se colocou na porta, impedindo a passagem das pessoas. “Ninguém saía e ninguém entrava”, disse a professora.
O homem acusa os profissionais da escola de denunciarem ele e a esposa por maus tratos, motivo pelo qual, segundo ele, a mulher pode perder a guarda das duas meninas, que estudam no primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. “Não foi feita nenhuma denúncia por parte da escola, até por que as meninas vem sempre bem arrumadas, limpas, sem nenhum indício de maus tratos”, relatou a professora, que ainda informou que desde 2012, na gestão de outra diretora, são pedidos relatórios por parte de órgãos de proteção à criança.
Segundo os profissionais, V.R.C., ameaçou fazer uma chacina na escola, ele teria ameaçado matar desde o porteiro até a diretora. Ele ainda teria dito que ia entrar para a história, assim como criminosos do Rio e São Paulo, que entraram em escolas e mataram estudantes e professores.
Quando o homem começou com as ameaças, a professora e a auxiliar de secretaria tentaram explicar que a escola não havia feito nenhuma denúncia, mas ele se recusou a ouvir. Segundo as funcionárias, ele permaneceu no local por 20 minutos, o suficiente para deixar a todos transtornados. “As crianças choravam, muitas correram para o banheiro, mas nós (os profissionais) tivemos que nos manter firmes para não piorar a situação”, relatou a professora.
A diretora da escola, que estava na Secretaria de Educação quando ocorreu o fato, fez o registro na 134ª Delegacia Legal, no Centro de Campos. O caso foi registrado como Ameaça e Injúria. A Polícia Civil vai solicitar o comparecimento do suspeito a delegacia para esclarecer o fato.
Na manhã desta terça-feira (16/09), uma equipe do programa Ronda Escolar, da Guarda Civil Municipal (GCM) esteve no local, mas nem a Guarda, nem a Polícia Militar enviaram nenhum agente de segurança para permanecer na escola durante o período de aula.
Ainda na manhã desta terça, o homem retornou a escola, mas ficou do lado de fora. Uma das enteadas foi a aula normalmente e a mãe das crianças foi a unidade escolar pedir a transferência das meninas. Mães de alunos afirmaram que após deixar a enteada na escola, o homem ficou na rua de trás por pelo menos 15 minutos, saindo de carro em seguida.
INSEGURANÇA
Os profissionais estão com medo do que o homem possa fazer, porque várias pessoas que trabalham na escola afirmam que ele está rondando as residências dos funcionários, que em sua maioria, além de trabalhar, moram no Farol.
A escola de Ensino Fundamental atende 80 alunos, todas as crianças também moram nas proximidades da escola.
A professora que conversou com a reportagem do Site Ururau disse que o clima na escola é de medo e que eles precisam de um policial militar ou de um guarda municipal na escola, para garantir a segurança de alunos e professores.
Nossa equipe tentou entrar em contato com a Polícia Militar, para saber sobre as providências que serão tomadas sobre o policiamento no local, mas o comando não retornou às nossas ligações.
A reportagem também solicitou a posição da Secretaria de Educação, através da Secretaria de Comunicação, mas até a postagem da matéria o órgão não enviou resposta.

Nenhum comentário: