Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

PARAÍBA CHEGOU A 10,13 Rio sobe rápido e Defesa Civil entra em alerta







Assim como estava previsto pela Defesa Civil de Campos o nível do Rio Paraíba subiu bastante neste domingo (16/01) e em 24 horas, foi quase um metro. Na medição das 08h, a régua apontava 10,13 metros, fazendo a régua de medição "sumir" nas águas, enquanto que no sábado, na medição no início da noite, era de 8,85 metros.

No detalhe da foto, aparece a medição da régua no domingo (16/01), régua esta que foi praticamente coberta nesta segunda (17/01).

Mas a chuva anunciada para cair neste domingo em Campos que assustava as autoridades, não aconteceu. O Climatempo previa 59mm de chuva o que certamente agravaria a situação. Às 12h deste domingo o nível estava em 9,50 metros, ou seja, até às 21h, ultima medição que o URURAU teve a informação, subiu 34 centímetros em nove horas.

A Defesa Civil segue de alerta conforme vem acontecendo desde o mês de dezembro e a alternância é o que mais preocupa. Da sexta-feira (14/01) para sábado o nível chegou a baixar 1 metro, exatamente o contrário do que aconteceu de sábado para domingo.

Mas assim como havia a expectativa para a alta neste domingo, para esta segunda-feira (17/01) está prevista uma baixa considerável no nível do Paraíba.

TRANSTORNOS E AÇÕES EM VÁRIOS PONTOS DE CAMPOS
O temporal que atingiu a cidade no final do dia de sábado e a chuva que se estendeu pela madrugada do domingo, deixaram vários pontos da cidade alagados. Para sanar emergências e monitorar o nível do Rio Paraíba, a Defesa Civil Municipal continua em estado de alerta.

No Distrito de Ururaí e na Lagoa do Sapo, entre os bairros Santa Rosa e Novo Eldorado, bombas de sucção foram instaladas. A inundação nessas localidades ocorreu exclusivamente em função das fortes chuvas que encharcaram o solo, e falta de vazão pelas redes de captação de águas pluviais, nada tendo a ver com o nível do Paraíba, segundo informou por telefone ao Site Ururau, o subsecretário da Defesa Civil em Campos, Major Edson Pessanha.

A Defesa Civil trabalha com oito agentes, duas bombas portáteis e duas moto-bombas.

Ele informou ainda que a elevação do nível do Rio, atinge as comunidades da Ilha do Cunha, Tira-Gosto e posteriormente Matadouro, mas que isso somente quando o atingir a marca de 10,40m.

PREVISÃO DO TEMPO PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA
Segundo informações do Climatempo, pancadas de chuvas pelo Sudeste do Brasil, são bastante comuns durante o verão, o predomínio do ar quente e úmido sobre a região favorece a formação de nuvens carregadas em todas as áreas.

Nesta segunda-feira (17/01), o céu ficará cheio de nuvens no Rio de Janeiro e no Centro-sul de Minas Gerais, onde as pancadas de chuva acontecerão com freqüência e a qualquer hora do dia.

Já no Estado de São Paulo, no Espírito Santo e nas áreas ao norte de Minas Gerais, o sol aparecerá com mais força nesta segunda. As nuvens crescerão ao longo do dia, por causa do calor e são esperadas pancadas de chuva que serão rápidas e acontecerão de forma isolada.

O ar ficará abafado por todo o sudeste do país registrando temperatura mínima de 20° em São Paulo e em Belo Horizonte e máxima de 33° em Vitória e de 34° no Rio de Janeiro.

Em Campos, a previsão para a segunda-feira é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Mínima de 23° e máxima de 32°.

fonte:  http://www.ururau.com.br/cidades7667_PARA%C3%8DBA_CHEGOU_A_10,13_Rio_sobe_r%C3%A1pido_e_Defesa_Civil_entra_em_alerta

Nenhum comentário: