Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Justiça permite que Guardas Civis Municipais de Ferraz de Vasconcelos portem suas armas fora de expediente

Por realizarem uma série de ações e abordagens a criminosos diariamente, os componentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos viram necessidade de um aumento do nível de proteção para eles. Como a maioria destes agentes da lei mora na própria cidade, eles acabam se tornando visados pela criminalidade local. E foi sabendo desta vulnerabilidade que os guardas têm quando não estão fardados, o Coordenador Chefe de Operações Coutinho, realizou um intenso e aplicado estudo.
Em suas pesquisas, Coutinho procurava soluções para o aumento da segurança dos agentes fora de seu horário de serviço. Foi então que encontrou uma solução: entrar na justiça com um pedido de permissão para que os guardas, mesmo fora de expediente, possam portar suas armas da corporação.

Nas cidades de Jaguariúna e Piracicaba, esta medida foi permitida pela justiça e apresenta resultados positivos. Coutinho também afirmou que o porte da arma fora do expediente não servirá para que o guarda municipal atue caso haja necessidade, como durante um assalto, por exemplo. Mas sim, para sua auto defesa.
Segundo o comandante da GCM, Sergio Padilha, o treinamento dos guardas ferrazenses é muito semelhante ao dos policiais militares, pois todo o efetivo é treinado e está preparado para portar uma arma também fora de serviço. "Os agentes de segurança trabalham fardados e armados, e no deslocamento até suas residências, ou a outros locais, eles estão desprotegido, pois a farda gera um impacto visual aos meliantes, o que os deixa acuados", afirmou Padilha.
fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/
 

Nenhum comentário: