Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Mais de 28 mil ações de segurança foram realizadas pela Guarda de Varginha no ano de 2010


formatura_5_turma_gm
Chegando, no ano de 2010, ao efetivo de aproximadamente 100 agentes, a Guarda Municipal de Varginha fecha o ano com balanço positivo das atividades desenvolvidas na cidade. Foram várias ações em prol da segurança pública que proporcionaram ao cidadão mais tranquilidade e melhor qualidade de vida. 
Dentre as ações podemos citar a participação em vários eventos abertos ao público, o patrulhamento preventivo, orientações no trânsito, assistência à órgãos públicos, ações ligadas à preservação do meio ambiente, entre outras. 
gm_academias_de_rua
De acordo com levantamento da Guarda, foram mais de 28 mil ações durante todo o ano de 2010. “Foram 4.159 ações de presença, que são as ações de policiamento preventivo em praças da cidade; 3.084 apoios à saídas escolares, 1.013 apoios à Órgãos policiais e judiciais, mais de 13 mil atendimentos à solicitações das Secretarias Municipais dentre elas 3.505 da Secretaria Municipal de Saúde, 2.739 da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 2.746 da Secretaria Municipal de Turismo e 605 da Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social; além dos demais serviços prestados e todos catalogados pela Guarda Municipal”, disse o comandante da Guarda Municipal Maurício Maciel. 
Guarda
Nas ações de final de ano também foi fundamental o apoio da Guarda Municipal no controle do trânsito na área central e na ação de segurança dos enfeites natalinos nas praças e nas principais ruas do comércio. Fundamental também foi o apoio no 10º Natal da Solidariedade, que este ano contou com a participação de aproximadamente 15 mil pessoas, de acordo com números da própria Guarda Municipal. 
BLITZ
Também foi uma grande conquista a base montada no Parque Centenário. A construção foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e serve agora como ponto estratégico para o patrulhamento preventivo não só no parque, mas em toda aquela região. 
base_gm_p_centenario
E no quesito prevenção, a Guarda recebeu, definitivamente no ano de 2010, o reconhecimento da população. Foram várias as ações preventivas e educativas em blitzen; visitas em escolas com palestras sobre cerol, segurança no trânsito e bullying. Sem esquecer do brilhante trabalho da Guarda no projeto “Amiga do Peito”, que recolhe diariamente doações de leite materno nas casas das mães doadoras, para o banco de leite materno do município.
APOIO_ACOES_JUIZADO
Destaque também para as rondas noturnas diárias onde centenas de moradores de rua foram recolhidos e encaminhados ao albergue municipal e à instituição de tratamento de dependentes químicos, em 2010. Apoio quinzenal às rondas do Juizado de menores e Conselho Tutelar visando a proteção de crianças e adolescentes. Apoio ao CODEMA – Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente, através de fiscalização constante de crimes ambientais.
A Guarda Municipal também comemora a instalação de um moderno sistema de monitoramento, visando redução de custos e crimes contra o patrimônio público. Foram mais de R$ 250 mil investidos, pela prefeitura, no sistema. Em 2010, o sistema de alarme foi acionado cerca de 1060 vezes e todos os acionamentos foram averiguados. Com a instalação do novo sistema, o número de furtos a patrimônios públicos na cidade foi reduzido a zero. 
GM_intalacao_sistema_alarme
As estatísticas comprovam que o patrulhamento em praças foi intensificado neste ano. Uma atenção especial também foi dada às praças onde as “Academias de Rua” foram instaladas. O patrulhamento tem o objetivo de garantir a segurança das pessoas que utilizam as academias, já que o fluxo de visitantes nestas praças cresceu em função dos benefícios.
Várias foram as ações da Guarda Municipal de Varginha que para 2011 traz mais novidades. “2010 foi um ano muito produtivo para toda a Guarda Municipal. Nossos esforços estão sempre voltados para a melhoria da segurança pública no município. Essa melhoria, não podemos esquecer, passa também pela capacitação de nossos guardas e pelos investimentos constantes da administração municipal. O governo federal foi um grande parceiro nesta ano de 2010, e para 2011 muito ainda será investido para que o cidadão varginhense sinta-se cada vez mais seguro em sua cidade”, destacou o Diretor da Guarda Municipal, Guilherme Maia.
Para 2011, o governo federal já disponibilizou recurso no valor de R$ 870 mil no projeto de “Vídeo Monitoramento”. O projeto consiste na instalação de câmeras de segurança nas entradas da cidade e em pontos estratégicos do município. Também será montada uma base de dados e de monitoramento de vídeo, nos moldes das que já existem em grandes capitais do país.
“Não medimos e não mediremos esforços no que diz respeito à segurança do cidadão varginhense. Sempre teremos foco nas ações preventivas, seguindo às orientações do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, que entende que a segurança vai muito além da repressão e passa primordialmente pela formação do cidadão de bem desde a infância. 2011 será um ano que ficará marcado pelos investimentos neste setor”, ressaltou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.
inaugurao-parque_71
Para mais informações sobre a guarda municipal e estatísticas ano a ano é só consultar o site www.gmvarginha.com.br

fonte: http://www.varginha.mg.gov.br/component/content/article/25-noticias/7083-conquistas-da-guarda-municipal-proporcionaram-mais-seguranca-em-2010

Nenhum comentário: