Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

A partir do carnaval Guarda Civil de Vitória vai utilizar sprays de pimenta

Fevereiro será um mês de novidades na Guarda Civil Municipal de Vitória. Cerca de 250 agentes, entre trânsito e comunitário de segurança, vão receber um spray de pimenta que vai contribuir na segurança dos munícipes e dos próprios agentes.
O curso para aprender a manusear o equipamento vai começar na semana que vem. Todos os agentes que irão utilizar o spray terão aulas práticas e teóricas, que vão acontecer na Base da Guarda Civil Municipal, na Ilha de Santa Maria. A previsão é que, já no carnaval, os equipamentos estejam em uso.
"O equipamento é ideal para usar em situações em que há muitas pessoas por perto. É uma forma de paralisar o suspeito e não colocar as demais pessoas em risco", explica o secretário municipal de Segurança Urbana, Alcemir Pantaleão.
Os sprays de pimenta são armas não-letais que dispara uma espuma capaz de causar uma irritação que não permite que o suspeito fique com os olhos abertos por tempo suficiente para que o agente o imobilize. Os equipamentos foram adquiridos em parceria com o Ministério da Justiça, por meio do Pronasci.
Método Giraldi
Ainda neste mês de fevereiro, os agentes comunitários de segurança vão receber mais um treinamento para o uso correto de armas, por meio do curso do Método Giraldi, conhecido como "Tiro Defensivo para Preservação da Vida".
A partir da segunda quinzena de fevereiro, sete agentes comunitários, que foram capacitados em cursos anteriores dados pela Polícia Militar e pelo autor do método, o coronel Nilson Giraldi, da Polícia Militar paulista, serão professores no curso de qualificação e requalificação dos demais agentes comunitários. Ao final do curso serão cerca de 200 agentes qualificados e requalificados pelo método.
 
 
Fonte: ES Hoje

Nenhum comentário: