Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, fevereiro 26, 2011

Provas de direção passam a ser filmadas no Estado



Objetivo é evitar falhas dos examinadores do próprio órgão
O Detran-RJ passa a adotar um novo método para deixar mais seguro os exames práticos de direção. As provas são indispensáveis para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25/02), pelo presidente do órgão, Fernando Avelino. Ele ainda afirmou que o departamento vai punir os examinadores que burlarem as regras de avaliação durante os exames.

A intenção é impedir fraudes na concessão de carteiras de habilitação e melhorar a formação dos condutores. O monitoramento dos exames práticos será baseado na experiência bem sucedida da sala de licitações do Detran, iniciativa pioneira que transmite online todas as concorrências públicas presenciais, garantindo transparência ao trabalho.

“A partir das gravações, a Corregedoria do Detran vai abrir sindicância para avaliar as práticas ruins. Se o caso for de má fé, os examinadores serão suspensos ou exonerados.
Aqueles que errarem por falta de informação passarão por cursos de qualificação e atualização”, disse Avelino.

Na próxima semana, o Detran vai lançar através de seu site, www.detran.rj.gov.br, uma consulta pública para receber sugestões e propostas sobre suporte tecnológico e redução de custos para a instalação do serviço. A tecnologia já foi desenvolvida e a empresa que vai operar o projeto será escolhida através de licitação pública.

Em relação à formação dos instrutores, Avelino explicou que desde o início do mês, a Bureau Veritas Quality International avalia a qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC). Entre os critérios estabelecidos em parceria com o Detran, constam as instalações das unidades de ensino, condições dos veículos, formação dos educadores, procedimentos adotados nas aulas e grade curricular. O objetivo é criar um selo de certificação e um ranking de qualificação entre as autoescolas credenciadas ao órgão e as que se candidatarem à avaliação.

O Detran também está qualificando cerca de 90 novos servidores – que ingressaram através do primeiro concurso para o departamento e substituem 1.123 terceirizados – para identificar funcionários denunciados na Ouvidoria por má conduta. A varredura vai ajudar a oxigenar o quadro e enquadrar os servidores nas novas normas de conduta estabelecidas.

Avelino também lembrou que a população pode se cadastrar, pelo site do órgão, no projeto Detran e Você, para receber, por e-mail, notificação sobre o vencimento da carteira nacional de habilitação entre 90, 60 e 30 dias antes do prazo limite. Em dez dias de funcionamento, 25 mil pessoas já se inscreveram.

fonte: http://www.ururau.com.br/destaque2252_Provas_de_dire%C3%A7%C3%A3o_passam_a_ser_filmadas_no_Estado

Nenhum comentário: