Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, junho 23, 2011

Fim da cobrança do tráfico


Mototaxistas revelam que eram obrigados a pagar R$ 45 por dia a chefão da Mangueira


Rio - Para poder circular pelo Morro da Mangueira, mototaxistas eram obrigados a pagar diária de R$ 45 ao traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, que chefiava o tráfico na favela, ocupada pela polícia no domingo. A revelação foi feita em bilhete entregue ao tenente-coronel Fábio Souza, comandante interino do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em reunião com moradores da comunidade.
No encontro com moradores da Mangueira, PMs do Bope disseram que repressão aos ‘gatos’ será gradual | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
No bilhete, o mototaxista perguntou a quem teria que pagar as diárias, já que Polegar fugiu da Mangueira. O oficial foi taxativo: “Quem manda aqui agora é o poder público, é o Estado. São vocês. Ninguém pagará mais um centavo ao tráfico. Sugiro que os mototaxistas da Mangueira montem uma cooperativa. O trabalho de vocês está em vias de ser regulamentado”.
Assim como ocorreu em todas as favelas que receberam Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), a reunião de policiais do Bope com moradores da Mangueira foi para tirar dúvidas sobre a ocupação. Os PMs informaram que os mototaxistas terão até sexta-feira para se cadastrar. Depois, para trabalhar, terão que regularizar sua situação e passarão a usar coletes de identificação numerados.

A maioria das perguntas dos moradores foi sobre como será a atuação da PM no combate a irregularidades como ‘gatos’ de luz, água e TV a cabo. O comandante disse que a ação será gradual. “Não entraremos de sola. Sabemos que muitos não têm condições de pagar. À medida em que os serviços forem regularizados na comunidade, aí sim, haverá repressão”, explicou.
Prefeitura atende 205 famílias

A chamada ‘invasão social’ da Mangueira, promovida por vários órgãos da prefeitura, atendeu ontem 205 família. Os serviços mais procurados foram inscrição, atualização e desbloqueio do cadastro nos programas Bolsa Família e Cartão Família Carioca.
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde realizaram um mutirão contra a dengue na comunidade. Nos 3.678 imóveis vistoriados, foram elimidados 932 possíveis criadouros do Aedes aegypti. Treze focos do mosquito foram encontrados em dez residências.
Em quatro dias de atuação na Mangueira, a Comlurb recolheu cerca de 250 toneladas de lixo.
Desenhos de crianças como presentes
Enquanto os adultos tentavam tirar suas dúvidas, as crianças eram só admiração aos ‘caveiras’. Cercados de meninos e meninas da Mangueira, os policiais receberam palavras de agradecimento e desenhos. Num deles, ao lado de helicópteros e blindados, foi escrita a frase: “Ele é um bom amigo”.

Os PMs exibiram os trabalhos com orgulho. “Nossos agentes foram treinados e orientados a tratar a comunidade com respeito. Precisamos do auxílio dos moradores. Haverá residências que serão revistadas. Isso faz parte do nosso trabalho, pois traficantes obrigavam os moradores a esconcer suas coisas”, disse o tenente-coronel Fábio Souza.

fonte - http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/6/fim_da_cobranca_do_trafico_173164.html

Nenhum comentário: