Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, agosto 22, 2011

Aluno de 14 anos ameaça professores e alunos na E. M. Lions I, em Campos


Jovem de 14 anos enviou um bilhete com desenho ameaçando colega de morte
Jovem de 14 anos enviou um bilhete com desenho ameaçando colega de morte

Na ultima sexta-feira (19/08), um aluno da Escola Municipal Lions I, no Parque Santa Rosa, em Campos causou pânico ao ameaçar de morte um aluno e uma professora de outra turma.

C.B. de 14 anos, aluno do 3º ano do ensino médio teria tentado agredir uma professora do 5º ano, após a mesma ter ido conversar com ele sobre uma possível ameaça feita a um de seus alunos. Em entrevista à equipe do Site Ururau, a vice-diretora da escola, a professora Rosa Maria de Souza Santana, disse que o jovem teria entregado um desenho, feito por ele, a uma menina que para que a mesma entregasse ao seu irmão. No desenho, C.B. mandava ao aluno do 5º ano, o recado de que iria atirar contra ele e esfaqueá-lo.

A professora, ao tomar conhecimento do ocorrido, procurou C.B. para se certificar de que realmente se tratava de uma ameaça e tentar conversar com o aluno. No entanto, o menino tentou agredi-la e respondeu-a com xingamentos e ameaças. A diretora interveio, enquanto a professora se trancou em outra sala.

“Ele disse que ia cortá-la em pedacinhos e atirar contra ela. Ele quebrou latões de lixo da escola com chutes e agrediu a todos, com palavras, e prometeu voltar no turno da tarde,” revelou a diretora.

Na hora da saída do turno da tarde, quando foram buscar a professora que sofreu a ameaça, ela percebeu que o menino estava na esquina esperando-a. A equipe da Ronda Escolar, que estava de prontidão em frente a escola tentou ir até o aluno, mas ele fugiu.

Sentindo-se ameaçada, a professora tomou a iniciativa de registrar uma ocorrência na 146ª Delegacia de Polícia, em Guarus. Mais tarde, dois homens armados estiveram na escola para saber quem teria registrado ocorrência contra o garoto. Os homens chegaram a mostrar as armas para a porteira, que disse não saber de nada.

O fato deixou todo o corpo docente e discente da escola apreensivo e com medo de trabalhar nesta segunda-feira (22/08). As aulas foram suspensas e uma reunião que inicialmente aconteceria ás 10h foi antecipada, já que o menino compareceu á escola nesta manhã causando ainda mais temor e indignação aos pais que tentaram junto à direção o endereço do aluno para procurar os pais do menino, já que os mesmos não compareceram à escola.

Membros do departamento jurídico e representantes da Secretaria de Educação, além de assistentes sociais e membros estão reunidos na escola, para juntos tomarem as providências cabíveis.

De acordo com a diretora, a assistente social da escola, Margareth Abreu, já teria conseguido, inclusive, uma vaga em um curso profissionalizante para o aluno. A mãe foi então informada de que deveria ir à escola para pegar os documentos necessários para a matrícula, mas nunca compareceu à unidade escolar.

REINCIDÊNCIA DE AGRESSÃO
No dia 11 de abril deste ano, C.B., de 14 anos, protagonizou um caso semelhante, na Escola Municipal Fernando Andrade, no Parque Guarus. Na ocasião, o jovem que só poderia entrar na escola com a presença de um responsável, teria tentado entra a força chutando o portão e ameaçando as pessoas e outros alunos teriam dito que ele estaria armado.

A polícia chegou a realizar buscas no local e não encontrou a arma e o aluno foi então transferido para a Escola Municipal Lions I.

Leia a reportagem na íntegra, aqui.

NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SOBRE O FATODe acordo com informações da coordenação de serviço social da Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC), o adolescente já estava sendo acompanhado pela justiça e por assistentes sociais do município. Em função do ocorrido na última semana, equipe jurídica, pedagógica e de assistentes sociais da secretaria de Educação estiveram na escola na manhã desta segunda (22), se reuniram com todas as pessoas envolvidas e com base nas informações coletadas, foi elaborado um documento e encaminhado ao Ministério Público (MP).

“Vamos encaminhar um documento para o Comissariado da Infância e Juventude para que a justiça decida quais as próximas medidas serão tomadas em relação ao adolescente. Nesta próxima terça-feira (23), haverá aula normalmente e a Guarda Civil Municipal (GCM) estará na porta da unidade com a finalidade de garantir a segurança dos profissionais e dos alunos da escola.”, informou a superintendente pedagógica da (SMEC), Nilza Gama.

Nenhum comentário: