Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, agosto 24, 2011

Guarda de Quissamã alerta e previne sobre focos de incêndio nas matas do município


Os focos de incêndio na área rural de Quissamã têm ocorrido com frequência nos últimos dois meses

O período de estiagem em Quissamã tem provocado focos de incêndio nos últimos meses, principalmente na área rural. A Divisão Ambiental da Coordenadoria Especial da Guarda Municipal e Trânsito tem atuado bastante no combate aos focos, que estão na mira dos guardas. “Diante da situação, cabe à população evitar a queima de lixo e de áreas de pastagem, além de cuidados com pontas de cigarros”, avisou o coordenador João Carlos de Paula, ressaltando que a prevenção é o melhor caminho para evitar maiores problemas.
Cerca de duas vezes por dia têm surgido focos de incêndio no município, principalmente nos últimos dois meses. “Na região rural estamos orientando os proprietários para evitarem queimadas ou, ao menos, para iniciar o trabalho com o fogo no final da tarde, quando a temperatura está mais baixa”, disse João Carlos, afirmando que no centro urbano os casos são menos frequentes. “Mas na semana passada já tivemos registro de dois focos em terrenos baldios, na Penha e em Mathias”, informou.
Além disso, havendo focos de incêndio no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, os guardas ambientais entram em ação para proteger a fauna e a flora local. Dependendo da necessidade de combate a chamas no Parque pode haver, inclusive, a participação de guardas municipais qualificados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) como brigadistas, atuando no auxílio aos colegas da Divisão Ambiental.
Equipamentos especiais de proteção para as equipes
Para trabalhar no combate a focos de incêndio, a coordenadoria conta com nove guardas municipais preparados, na Divisão Ambiental. O equipamento utilizado é composto por uma motobomba, cerca de 120 metros de mangueira e esguicho regulável. O material completo inclui, ainda bombas costais, abafadores manuais e pás. Para segurança pessoal, os guardas utilizam calçados específicos para suportar altas temperaturas (botas de segurança tipo coturno antichama). A população pode ajudar a Guarda Municipal comunicando sobre casos de focos de incêndio no município através dos telefones 2768-2482 ou 2768-6618.

fonte - http://odiariorj.com/guarda-de-quissama-alerta-e-previne-sobre-focos-de-incendio-nas-matas-do-municipio/

Nenhum comentário: