Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, novembro 05, 2011

Intercâmbio com os Fuzileiros Navais


Apresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais proporcionará aprendizado aos componentes de bandas de fanfarra de Campos


A Banda Marcial dos Fuzileiros Navais estará neste final de semana em Campos, onde fará um intercâmbio com as bandas de fanfarra do município. Será a primeira vez que a banda — que é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo e uma referência para as bandas de fanfarra do Brasil — se apresentará em Campos. As apresentações com entrada franca acontecerão hoje (sábado) e amanhã (domingo), a partir das 19h30, no Ginásio Waldir Pereira, na Fundação Municipal de Esportes (entrada pelo estacionamento).
O evento terá a participação das bandas de fanfarra das escolas municipais Santa Terezinha, Farol de São Tomé, Maria Arlete, Marechal Arthur, Albertina Venâncio, Santa Maria, Nossa Senhora Aparecida, Frederico Paes Barbosa, Custódio Generoso, Elói Ornelas, Lions I, Colégio Municipal 29 de Maio, colégios estaduais Máximo Azevedo e João Pessoa; e Instituto Federal Fluminense (IFF).
O coordenador do Projeto “A Banda é Nossa” da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Mattos, explica o que representa a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais para as bandas de fanfarra. “A genética das bandas de fanfarra veio através deles. Será um grande aprendizado para nós. Os instrutores poderão trabalhar a disciplina, a marcialidade e a evolução com os integrantes das bandas. Vai ser um marco histórico. Todo o grupo está ansioso por esse momento”, falou Fábio.
História – Os Fuzileiros Navais são originários da Brigada Real da Marinha, que acompanhava a Família Real e a Corte portuguesa. Eles aportaram em navio no Rio de Janeiro no dia 07 de março de 1808. Ao desembarcar, a Brigada Real da Marinha realizou um desfile, tendo à frente suas Bandas de Música e Marcial, trajando uniformes vistosos e executando dobrados vibrantes.
Essa tradicional banda vem divulgando, através dos anos, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, costuma entusiasmas as plateias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro. Com isso, vem despertando o interesse pela formação de inúmeras fanfarras escolares para as quais serve de modelo, ajudando a manter uma tradição de nossas cidades, principalmente os municípios do interior.

fonte - http://odiariorj.com/

Nenhum comentário: