Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes treina 1ª Turma “TASER”


Nesta quinta-feira 08/12/2011 às 17h00min iniciou-se no Centro de Treinamento e Capacitação da Guarda Civil Municipal de Campos, localizado no Antigo Ceasa, o treinamento de dezoito Guardas Civis Municipal para o uso de Armas de Condutividade Elétrica, também conhecidas como TASER (marca do fabricante). Com o apoio e autorização do Comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, atendendo a uma solicitação do Comandante da Guarda, Major PM F. Melo, o Instrutor Ten. PM Rodrigues ministrou instrução sobre o uso da Arma TASER. O instrutor ressaltou a importância da responsabilidade do uso que qualquer armamento, falou sobre a legalidade da utilização da TASER, expôs também a importância do uso de novas tecnologias que visam causar o menor dano possível em ações que visam manter a ordem ou defender a própria integridade física do Agente de Segurança Pública ou a de terceiros. Como se sabe a Arma TASER se enquadra no grupo de armamentos  MENOS LETAL, porém seu uso deve ser realizado por pessoas capacitadas, treinadas e com responsabilidade, pois no Modelo de Uso Diferenciado da Força (anteriormente conhecido como Uso Progressivo da Força),sua utilização encontra-se no penúltimo degrau, sendo que o ultimo é o uso da Arma de Fogo.
Ao final da parte teórica do curso, os Guardas passaram para parte prática do uso do armamento, aprendendo sobre suas características, como manuseá-la também ver e sentir seus efeitos para usá-las com correção (É isso mesmo, todos se submeteram a disparos da Arma TASER!).
O comandante da GCM que estava presente à instrução, também orientou os Guardas sobre o uso em geral de Armas de menor letalidade, e ainda se dispôs a ser alvo de um disparo para sentir os reais efeitos da TASER. Concluindo o Major PM F. Melo, Comandante da GCM, agradeceu ao Ten. PM Rodrigues por se dispor a ministrar a instrução, e estendeu o agradecimento ao Comando do 8º BPM, na pessoa do Cel. PM Baracho por disponibilizar um de seus mais capacitados Oficiais para orientar os Guardas Civis Municipais, demonstrando que com integração poderemos ter uma Cidade, quiçá um Estado ou País, mais seguro e ordeiro.

Parte Teórica



                          



Parte Prática

GCM Mariano

GCM Elianilton

GCM Tinoco

GCM Marcelo

GCM Marcio Barbosa

GCM Carlos Cesar

GCM Andrade

GCM Aluizio 
(pena que na hora do choque a maquina acabou a bateria)

GCM Italo
 

GCM C. Manhães
 

GCM Crespo

GCM Antonio Soares

GCM Luiz Augusto

GCM Augusto

GCM Zé Moreira

GCM Nascimento

GCM Heleno

GCM Cortez Araujo

CMT da GCM
Maj. F. Mello




Fonte: GCMCG




Nenhum comentário: