Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, janeiro 22, 2012

Ações de cidadania serão realizadas nas comunidades de Macaé


Malvinas e Nova Holanda foram ocupadas há duas semanas pela Polícia Militar


 Dando continuidade às ações de resgate de cidadania às comunidades das Malvinas e da Nova Holanda, que foram ocupadas há duas semanas pela Polícia Militar, a Prefeitura de Macaé está preparando um grande mutirão para a próxima semana. As ações incluem trabalhos de diversas secretarias e tem como objetivo levar aos moradores das duas localidades obras emergenciais de infraestrutura, saneamento e serviços que até então estavam limitados em suas atividades.Malvinas e Nova Holanda foram ocupadas há duas semanas pela Polícia Militar

“A primeira comunidade atendida será a Nova Holanda. Devolveremos às comunidades os serviços que são de competência do município oferecer. A Prefeitura passava por algumas limitações de segurança que comprometia o oferecimento correto dessa assistência. Agora, com o apoio da PM no processo de pacificação nessas localidades, devolveremos não só a segurança aos bairros, como também melhores serviços de infra estrutura, obras, saneamento e as políticas públicas sociais”, disse a prefeita em exercício, Marilena Garcia.

Para as ações foram convocados todo o quadro de profissionais de cada secretaria, entre pedreiros, calceteiro (operário que faz empedramento de estradas, ruas), caminhões de limpeza, retroescavadeiras, restauradores, profissionais da iluminação pública para colocação de postes, entre outros trabalhadores. A Cedae também participará da mobilização, oferecendo instalações de hidrômetros nas casas da localidade.

“Passada esta primeira ação emergencial, pretendemos reabrir postos de atendimento na área da saúde e projetos sociais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Mulheres da Paz. Com a conclusão das obras do PAC, e outras ações. Queremos manter o município presente em comunidades com políticas públicas eficientes, inclusive as de segurança. Com isso, garantiremos aos moradores o direito de ir e vir, se divertir e trabalhar em segurança, acessibilidade e inclusão”, ressaltou.

Nesta sexta-feira (20/01) secretários e prefeita em exercício se reuniram para discutir as ações. Outras iniciativas estão incluídas no plano de ação das comunidades, como a inclusão social por meio de atividades integradoras sociais; educacionais, de lazer e culturais; regularização das propriedades locais; incluir jovens no mercado de trabalho e implantação de um Centro de Referência Ambiental na Ilha Leocádia, entre outros.

O plano de ações consiste em uma série de medidas preliminares voltadas para as áreas pacificadas pela Polícia Militar nas comunidades de Macaé. Foi elaborado pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município juntamente com o apoio da Polícia Militar e divididas em medidas preliminares e estruturais e apresentado no último dia 12.

Participam da Ocupação Social as secretarias de Obras, Manutenção, Limpeza Pública, Emip, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Subsecretaria de Infraestrutura e parceiros como a Cedae.

Nenhum comentário: