Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, janeiro 28, 2012

Londrinenses aprovam uso de armas na Guarda Municipal e Ong Londrina Pazeando critica (Presidente da Ong Luís Cláudio Galhardi)


O Instituto Portinari e a rádio Paiquerê AM divulgaram na manhã desta terça-feira (24) uma pesquisa de opinião sobre a avaliação popular da administração do prefeito de Londrina, Barbosa Neto. O levantamento, realizado entre os dias 18 a 21 de janeiro com a participação de 700 entrevistados, apontou que 78,9% dos londrinenses aprovam a utilização de armas pelos guardas municipais.  

O município já adquiriu 75 pistolas e 15 revólveres e o efetivo da Guarda Municipal deve passar por treinamento no 5º Batalhão da Polícia Militar. Apesar da aprovação dos londrinenses, o coordenador da ONG Londrina Pazeando e presidente do Conselho de Cultura e Paz, Luís Cláudio Galhardi, afirmou que a tendência no Brasil é o desarmamento das guardas municipais, o que coloca Londrina na contramão. "No mesmo ano que a Guarda foi criada em Londrina, a cidade de São Paulo tirou as armas de 3 mil guardas municipais e outros 2 mil continuaram armados. No Rio de Janeiro, a Guarda trabalha desarmada", informou. " Essa é uma questão controvérsia. Outras pesquisas mostraram um resultado diferente na cidade", ponderou com cautela. 
Ele ressaltou a importância da integração entre as polícias Militar, Civil e Federal com os guardas municipais para evitar o uso de armas em determinadas ocorrências. "A Guarda deve descobrir o seu papal na comunidade. Em situações de confronto, as outras polícias podem entrar em ação. Se foi resolver tudo com armamento, é melhor aumentar o número de PMs do que investir no treinamento de um pessoal novo", opinou. 
Gualhardi comentou que o excesso de armas é perigoso e aumenta os riscos de acidentes. No entanto, ele admite a necessidade do armamento em alguns casos para segurança do guarda. "Como movimento pela paz, nós defendemos o desarmamento de parte da Guarda Municipal. Claro que isso depende do local e do tipo de ocorrência que será atendida", avaliou


Quem é esse Luíz Cláudio Galhardi para se imiscuir em segurança pública ?

Já dizia uma citação da antiguidade “Ne sutor ultra crepidam judicaret” (século 4º a.C.)  Em latim (Não deve o sapateiro julgar além da sandália!). Trata-se de uma citação de Plínio, o Velho (Naturalis Historia 35.36.85 - XXXV, 10, 36), atribuída ao pintor grego Apeles (352 - 308 AC), retratista oficial de Alexandre Magno.
Esta frase atribuída a Apeles se transformou em uma máxima no latim que nos alerta sobre a necessidade de termos consciência dos nossos próprios limites. Resumindo: ninguém deve se enxerir sobre algo que não entende ou lhe diz respeito.
Sou Luis Claudio Galhardi, engenheiro civil, formado em 1984.

Mas queria saber deste senhor , para entrar em uma seara tão complicada como a segurança pública qual sua formação neste quesito ? Quantos marginais ele retirou das ruas ? 
De onde ele retirou os dados que a GCM de São Paulo tem 3000 homens desarmados ? Quanto a Guarda do Rio de Janeiro por ter militares no comando a impedem de estar armada.
Ele sabe de quantas Guardas Civis existem no país ?
Será que ele sabe que a Guarda Civil ficou em 3º Lugar na pesquisa Pesquisa CNI - Ibope: As Guardas aparecem como as melhores instituições de segurança pública, ficando atrás somente das Forças Armadas e da Policia Federal.
Vivemos em plena democracia e na total liberdade de imprensa mas antes de formar uma opinião sobre qualquer assunto cabe pesquisa e não apenas formar meias verdades.
Creio que assim como eu editor deste blog  todos os blogueiros , do universo azul marinho estão a sua disposição para elucidá-lo sobre informações refentes a Guarda municipal um instituição ducentenária.

A atuação da Guarda Municipal desde a sua criação foi motivo de destaque, conforme citação do Ex-Regente Feijó, que em 1839, dirigiu-se ao Senado, afirmando que: "Lembrarei ao Senado que, entre os poucos serviços que fiz em 1831 e 1832, ainda hoje dou muita importância à criação do Corpo Municipal Permanente; fui tão feliz na organização que dei, acertei tanto nas escolhas dos oficiais, que até hoje é esse corpo o modelo da obediência e disciplina, e a quem se deve a paz e a tranqüilidade de que goza esta corte".

Esta Corporação Ducentenária, teve em quadro vultos nacionais que souberam conduzi-las honrosamente, tendo como destaque o Major Luiz Alves de Lima e Silva - "Duque de Caxias", que foi nomeado Comandante do Corpo de Guardas Municipais Permanentes, em 18 de outubro de 1832.

Ao ser nomeado Coronel, passou o Comando, onde ao se despedir dos seus subordinados, fez a seguinte afirmação:
"Camaradas! Nomeado presidente e comandante das Armas da Província do Maranhão, vos venho deixar, e não é sem saudades que o faço: o vosso comandante e companheiro por mais de oito anos, eu fui testemunha de vossa ilibada conduta e bons serviços prestados à pátria, não só mantendo o sossego público desta grande capital, como voando voluntariamente a todos os pontos do Império, onde o governo imperial tem precisado de nossos serviços (...). Quartel de Barbonos, 20/12/39. Luís Alves de Lima e Silva".


Guarda Municipal, pioneira em segurança pública no Brasil não abandonará suas atribuições constituídas desde a criação deste país. Seus 100 mil Guardas estarão sempre prontos para defender a sociedade e proteger o cumprimento da Carta Magna desta nação.

Nenhum comentário: