Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, janeiro 31, 2012

Motoristas de vans fazem manifestação em frente a prefeitura de Campos


 Profissionais questionam a ação do Detro nos limites do Município

Motoristas das várias cooperativas do transporte alternativo que circulam em Campos, iniciaram uma manifestação na prefeitura, na manhã desta terça-feira (31/01), depois que várias vans foram apreendidas em diversos pontos do município pelo Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO).

Indignados, eles cobram uma medida da prefeitura para a resolução do problema, alegando que todas as vans estão legalizadas e se realmente o DETRO pode ou não atuar de forma arbitrária.

O presidente da Cooperativa Campos Cootran, Bruno Santana, de 30 anos, disse que esperam por uma resposta o mais breve possível do poder público e que cerca de 90% da frota existente no município foi renovada e está legalizada. “Nós legalizamos nossas vans para trabalharmos em conjunto e em vez de termos o apoio da prefeitura, estamos sendo constantemente perseguidos. Caso nada seja resolvido, arrancaremos nossas faixas e voltaremos a trabalhar ilegalmente, já que isso só nos está trazendo problemas”, revelou.

Ainda de acordo com Bruno, o município alega que não existe convênio para atuação do DETRO. Além disso, os motoristas reclamam também, que são inteiramente fiscalizados pela Empresa Municipal de Transportes (EMUT), quando esta deveria voltar a fiscalização não só para o transporte alternativo, mas para os ônibus, vans escolares e outros tipos que estão irregulares e continuam circulando.Só na semana passada uma operação do DETRO apreendeu cerca de 26 vans, segundo o presidente da Cooperativa Campos Cootran, todas elas legalizadas. “Nós investimos caro para atender melhor o município de Campos e não estamos podendo trabalhar”, afirmou.

A Prefeitura de Campos oficializou a reivindicação. Segundo a Assessoria de Comunicação do DETRO, o Departamento pode apreender transportes intermunicipais e municipais que estejam circulando ilegalmente sem a autorização do poder procedente e se eles realmente estão legalizados o DETRO não apreende. No caso dos transportes municipais, o DETRO atua em conjunto com a Polícia Militar e caso os veículos possuam infrações no código de trânsito, como documentação atrasada e motoristas sem carteira de habilitação, a apreensão pode ser feita. Situações como excesso de passageiros, como por exemplo, são de total responsabilidade do poder municipal.

Nenhum comentário: