Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

A resposta ao Rodrigo Pimentel da emissora Globo, a Guarda Municipal e o poder de polícia.

Autor: Eder Barreto
Guarda Municipal de Teresópolis - RJ
Portal O Guarda Municipal de Teresópolis.


Link: http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil/t/edicoes/v/venda-de-armas-para-cidades-pequenas-gera-polemica/1712497/

No link acima, Rodrigo Pimentel, especialista em segurança (será?) diz que guardas municipais não têm poder de polícia e que não deveriam andar armados e não servem para enfrentar a bandidagem. Será que ele sabe o que é poder de policia? Será que vê as reportagens de outras emissoras em que guardas defendem a população? Atuamos tão bem quanto os policiais militares ou civis.


E pior é que contou com a ajuda dos repórteres desinformados da emissora, sobre a atuação dos guardas municipais nas cidades, já que a Globo parece só mostrar o lado ruim da Guarda Municipal. Eles não prestam atenção no IBOPE, por isso não viram o crescimento da Guarda Municipal na opinião da população na pesquisa de outubro, acho que só prestaram atenção na Emissora Record que costumeiramente os ultrapassa! O próprio Datena da Emissora Band já teceu criticas nervosas a Guarda Municipal, o que também não o impediu de elogiar na hora oportuna, em que acertamos, o que mostra compromisso com a verdade, caso da Guarda Civil de Osasco. Mas a Globo, me parece que só fala mal, lembram do esquema de propina efetuado por guardas municipais do Rio, a Globo Nacional desmascarou o esquema no Fantástico, até ai tudo certo, meus parabéns, mas você já viu a Globo Nacional dizer a população do RIO, quantas ocorrências a GM realiza na semana ou ano, ou algo de bom sobre a mesma com o mesmo esforço com que critica. Quando só se mostra o lado ruim, dá impressão para a população de que só temos este lado, mesmo que não seja verdade.


Embora que a reportagem do Bom Dia Brasil só tenha mostrado a luta judiciária enfrentada pelas guardas municipais para armar, e melhor armar seus componentes. Mas após, vimos o nervosismo do Especialista em Segurança, que refletiu bem como eles estão incomodados conosco, e cuidado gm’s a “atividade operação cavalo de Tróia” esta infelizmente dando “certo” em muitas cidades e guando eles não precisarem mais, vão tentar nos diminuir até o fim.


Rodrigo veja o que a lei diz sobre poder de policia: Código Tributário Nacional Art. "78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (Redação dada pelo Ato Complementar nº 31, de 28.12.1966)


Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder."

Em momento algum neste trecho acima você leu que o poder de polícia é só da polícia. Por exemplo, você vai comer em um restaurante, e no meio da refeição passam dois ratos entre suas pernas, o que você faz? Puxa a sua arma e grita que é policial e vai fechar o estabelecimento? Um guarda municipal e qualquer policial federal ligaria para a fiscalização sanitária que é quem tem o poder de policia para fechar o estabelecimento e tomar demais providências. Assim também a Guarda Municipal tem poder de policia para: notificar veículos, proteger o patrimônio serviços e instalações e muito mais.


Rodrigo Pimentel, criticar as guardas municipais, e pior ainda a decisão de Juízes que estudaram para tal e só fizeram valer a Constituição Federal. Quando a discussão que se tinha na reportagem era somente a decisão da justiça de permitir que guardas municipais de cidades com menos de 50.000 habitantes pudessem andar armados como os de outras cidades com população maior em que a lei permite, desde que devidamente treinados e etc. Foi equivocada e tendo ainda a reportagem esquecido de mostrar que as decisões dos juízes são respaldadas pela Constituição Federal.


Enfim, deve ter saciado a sede dos ignorantes que quando forem: presos, multados ou tomarem qualquer repreensão de um guarda civil municipal, vão se lembrar de suas palavras. Porém teremos a lei do nosso lado e faremos com que seja cumprida acima de qualquer mentira.


Sinceramente, Rodrigo, você entende bastante é de BOPE, PM, de roteiro de filme ou de qualquer outra coisa, porém de Guarda Municipal se quiser saber realmente algo pergunte a um guarda municipal de sangue azul marinho, de qualquer cidade do país, antes de sair disparando sua metralhadora sem munição!

Poderia me estender mais cem paginas e mostrar: trechos de leis e decisões judiciais respaldadas na Constituição em benefício da Guarda Municipal, porém só irei dizer o que todos já sabem que as Guardas são referência em Segurança e também por isso têm respaldo jurídico para atuar em prol da população. Lembrando ainda que muitas guardas municipais foram criadas antes da Constituição de 1988.
 
 
Agora a história da pessoa que quis opinar na corporação dos outros, “GCM” onde como mostra abaixo não soube nem fazer o papel na corporação que era dele.

Descubram porque ele defende Cabral
À beira da Lagoa onde vive confortavelmente, Pimentel, algoz dos colegas, parece estar pensando: "Ah se soubessem do meu passado"
À beira da Lagoa onde vive confortavelmente, Pimentel, algoz dos colegas, parece estar pensando: "Ah se soubessem do meu passado"


O capitão Rodrigo Pimentel se diz especialista em segurança pública, vende a imagem de que foi um policial corajoso que enfrentava bandidos e que deixou a PM por não concordar com as coisas erradas que aconteciam. Mas tudo não passa de uma grande farsa. Para começar como poderão ver abaixo, ele entende muito é de segurança privada. Quanto ao destemido policial vocês vão descobrir que na verdade Pimentel é uma vergonha para a tropa.

Porta-voz do governador Sérgio Cabral na TV Globo, Rodrigo Pimentel adora posar de vestal e guardião da moralidade. Pimentel disse que o cabo Daciolo e seus colegas dos bombeiros e da Polícia Militar, inclusive o coronel Paúl, deveriam ficar presos em Bangu 1. Mas agora vocês vão saber quem é Rodrigo Pimentel. Um covarde, aproveitador e hipócrita.

Saiu da PM depois que ao comandar uma operação entrou em pânico e urinou nas calças. O ex-comandante do BOPE, coronel Venâncio Moura teve que substituí-lo no meio da operação por um sargento que tomou a frente e salvou a guarnição. Todos no BOPE conhecem essa história lembrada como um exemplo de covardia e desonra para a unidade de elite.

Isso ninguém sabe do comentarista da TV Globo. Mas se vocês pensam que Rodrigo Pimentel é somente um covarde vão agora conhecer outro lado dele.

Transferido para o 29º batalhão, em Itaperuna, desmoralizado porque sua história correu a corporação, decidiu que era hora de deixar a Polícia Militar. Além do mais não se conformava em deixar de morar na Zona Sul, onde sempre viveu, desde que seu pai general foi morar na Urca.

Correu atrás de uma reforma por invalidez alegando que ficou surdo trabalhando na PM. Prestem atenção no laudo abaixo. Perceberão que o laudo aponta o perfil áudio-métrico de normalidade. Mesmo assim, aos 29 anos, o capitão Pimentel foi reformado por invalidez definitiva para o trabalho, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.


Documentos oficiais da Polícia Militar
Documentos oficiais da Polícia Militar


Mas o “corajoso” capitão Rodrigo Pimentel queria receber o salário integral de capitão sem trabalhar pelo resto da vida, repito, aos 29 anos. Para isso comprou um laudo de um médico particular e conseguiu ficar ganhando como se estivesse na ativa. Recebendo inclusive mais um adicional por invalidez.


Decisão judicial
Decisão judicial


Bem, os senhores já viram Rodrigo Pimentel na televisão, ele não parece nada surdo, aliás, ele já apareceu até entrando ao vivo, dentro de um helicóptero com motor ligado e respondeu imediatamente a pergunta do apresentador com todo aquele barulho. Rodrigo Pimentel quando lhe convém escuta muito bem.

O hipócrita Rodrigo Pimentel, comentarista da TV Globo pode se dar ao luxo de criticar os seus colegas que lutam por melhores salários, já que além de receber o salário integral de capitão da PM (com adicional por invalidez), mais o dinheiro da TV Globo, é sócio em uma empresa de segurança privada e tem participação nos negócios de outra, conforme poderão ver nos documentos abaixo. A R & R Pimentel Consultoria em Segurança Limitada, tem ele e sua mulher Rosele como sócios, além disso tem participação na empresa Sunset Vigilância e Segurança Limitada. Um detalhe muito importante para vocês entenderem por que o “bravo” comentarista da TV Globo elogia tanto Cabral. Em uma dessas empresas ele trabalha com o Major Filipe que vem a ser o chefe da segurança pessoal de Sérgio Cabral. Agora dá para entender porque prefere elogiar Cabral e ficar contra seus colegas.


Documento oficial
Documento oficial


Para quem acreditava na mentira que ele sempre contou de que largou a PM por discordar de coisas erradas que aconteciam, e que foi um brilhante policial do BOPE está aí para vocês o verdadeiro Rodrigo Pimentel. Além de medroso e de ter saído da PM pela porta dos fundos, é aproveitador e hipócrita.
 
 
 

Nenhum comentário: