Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Ronda Escolar terá continuidade em 2012

 
 

O Programa Ronda Escolar, é desenvolvido dentro do município há quase três anos Foto: Rogério Azevedo

Temas como pedofilia, uso de drogas e danos à saúde, vandalismo, ameaças e desordens, entre outros são abordagens sócio-educativas já praticantes dentro do Programa Ronda Escolar, que é desenvolvido dentro do município há quase três anos, pela Guarda Civil Municipal. Para este ano, os trabalhos estarão sendo retomados, posteriormente, ao levantamento a ser feito no início do mês de março, do número de alunos que estão matriculados nos 134 estabelecimentos. Essas unidades de ensino pertencem às redes públicas municipal e estadual, onde o envolvimento entre palestrantes e pessoal de apoio é dado, a fim de criar uma sustentabilidade na preservação da segurança própria, da escola em si e das demais pessoas. Dessa forma, um elo de ligação mais estreito entre escola, seu corpo docente e operacional e as crianças e jovens, é fortalecido.
               
Dentro da cidade existem 63 unidades sendo atendidas pelo programa, implantado em abril de 2009, amparadas por uma viatura contendo dois guardas civis e mais duas motos patrulha que prestam serviços nos três turnos – manhã, tarde e noite. São ao todo oito homens e quatro componentes da GCM do sexo feminino utilizando quatro viaturas. Na área pertencente à Região Norte de Campos, o Ronda Escolar mantém um trabalho entre as 19 escolas cadastradas e que solicitam esse suporte. Na área catalogada como Sul, que atende ao distrito de Ururaí e adjacências, são hoje 15 estabelecimentos estudantis.
               
Trabalho conjunto – Todo esse trabalho do Programa Ronda Escolar tem, na verdade, conforme salienta o seu coordenador, o guarda civil municipal Eneci Paulo, todo um engajamento de serviços prestados por vários braços de instituições ligadas às políticas públicas direcionadas aos jovens. Sendo assim, Eneci enfatiza as parcerias mais do que bem vindas “de policiais do 8° Batalhão da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, Fundação Municipal da Infância e da Juventude, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/Ad) Ari Viana, pertencente à coordenação de Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde”.

fonte - http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=12168

Um comentário:

Anônimo disse...

A GCM Campos esta de parabéns pelo projeto, pelo excelente serviço prestado a comunidade. Os integrantes da Ronda Escolar Campos trabalham de forma correta, próximo aos munícipes, diretamente com as crianças, pais e professores, trabaham na prevenção, fazendo o seu verdadeiro serviço.Inclusive estão dando um verdadeiro show na participação efetiva no Farol São Thomé, ensinando como se trabalha.
Na verdade, não são todos que não sabem trabalhar. Sabem sim, porém como subordinados, pessoas que não tem voz ativa, que não tem poder de comando não podem exercer tal função. Como um todo, há muito que se melhorar, não existe colocar pessoas com disturbios mentais para serem responsáveis de alojamentos, não existe colocar feirante falador como responsável por viatura ou grupamento, vamos acordar... sou brasileiro e não desisto nunca.