Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, março 24, 2012

Disque Denúncia: Uma ligação que pode ajudar polícia a resolver crimes

Em Campos denúncias contra tráfico de drogas e má conduta de policiais
Em Campos denúncias contra tráfico de drogas e má conduta de policiais
 
Através de um número você pode denunciar imprudências, resolver problemas e até ajudar a prender criminosos, esse é a função do Disque Denúncia, receber informações e repassar os casos para a polícia, ou órgão competente. Em Campos o serviço funciona de maneira improvisada, na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), mas o serviço é de fácil acesso a população e já ajudou a solucionar crimes.

O Disque Denúncia de Campos funciona através do número, (22) 2723-1177, um policial do serviço reservado da PM fica responsável pelo atendimento 24 horas por dia.
Segundo estatísticas do 8º BPM, no ano passado o serviço recebeu 54 ligações, este ano já foram apenas 13. De acordo com o subcomandante do 8ºBPM, Major João Carlos Alves muitos casos já foram resolvidos através das denúncias ao órgão.

“O Disque Denúncia que funciona aqui foi iniciativa de outros comandos, mas não conta com uma infra estrutura como o do Rio de Janeiro. Além do que existe na capital, apenas o de Itaperuna que conta com a mesma estrutura. Nesses dois pólos os computadores registram na hora a denúncia, a pessoa recebe uma senha para que ela possa pesquisar como está o andamento da denúncia que ela fez”, disse.

Segundo o Major todas as denúncias são anônimas e existe um cuidado muita grande para que as pessoas não sejam identificadas, principalmente nos casos policiais.

“Aqui em Campos a maioria das denúncias giram em torno do tráfico de drogas, roubos e outros crimes, inclusive algum desvio de conduta de algum policial”, ressaltou.

O subcomandante informou ainda que a partir do momento que a denúncia é realizada, a polícia reservada faz um levantamento de inteligência e quando não é caso para a PM a denúncia é encaminha para a polícia competente.

“No Rio existe um programa chamado GOL, que beneficia os policiais que conseguiram êxito na solução da denúncia. É uma forma de bonificação para o policial”, explicou.

IMPORTÂNCIA EM DENÚNCIARUma simples ligação pode ajudar a polícia em apreensões de drogas e prisões de bandidos, de acordo com a polícia em todos os casos é importante denunciar.

“Quando a pessoa ligara para o nosso Disque Denúncia, através do telefone (22) 2723-1177, ela vai receber todo atendimento. Algumas pessoas as vezes tem medo de denunciar, mas a gente frisa que é sigiloso, a identidade dela não vai ser divulgada. Suspeitou de lago ela deve ligar. O serviço funciona 24 horas por dia e apessoa também recebe uma senha para acompanhar o caso”, pediu.

MODELO ITAPERUNAO Disque Denúncia de Itaperuna é o único descentralizado do Estado do Rio de Janeiro e conta com o padrão de atendimento e estrutura desde 2000.

“Na época que foi implantado houve interesse do comando de lá e também empresários locais. Os funcionários que trabalham lá trabalham exclusivamente para o serviço de denúncia”, informou.

O serviço no Rio e Itaperuna conta com apoio da iniciativa privada para pagar os salários e também em casos de recompensas pelas denúncias, mas segundo o Major existem recompensas policiais que são pagas pelo próprio programa.

De acordo com o subcomandante existe interesse de implantar o Disque Denúncia nos padrões do que existe na capital e na região noroeste, mas o que falta no momento é apoio financeiro.

TELEFONES DISQUE DENÚNCIA
Campos – (22) 2723-1177
Itaperuna – (22) 3822-1177
Rio de Janeiro – (21) 2253-1177


Nenhum comentário: