Guarda Municipal de Belém participa de missão na fronteira
O guarda Waldenor Rodrigues Lopes, do Grupamento de Ações Táticas com Cães, da Guarda Municipal de Belém vai participar da Operação Sentinela, capitaneada pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso.
O objetivo principal da missão é guarnecer as fronteiras do país no combate ao tráfico de entorpecentes. É a primeira vez que a GMB participa de uma operação dessa natureza.
A convite da PRF, Waldenor Lopes se apresenta já no próximo dia 10 para a missão, na companhia do cão de faro, Jaguar, do canil da Guarda. A operação deve durar 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30.
De acordo com o chefe do Atac, inspetor Ronildo Feio, “é a primeira vez que a Guarda vai dar apoio para um órgão federal fora do estado do Pará. É um saldo positivo das conquistas da GMB nesses 20 anos de existência”, ressaltou .
Atualmente a Guarda Municipal de Belém possui 15 cães de guarda e proteção, sendo três de faro. São animais das raças Rottweiler, Pastor Alemão, Dogue Alemão e Pastor Belga Malinois.
Certificado- Após intenso treinamento entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, o guarda municipal Waldenor Lopes obteve da Divisão de Combate aos Crimes da Polícia Rodoviária Federal o certificado de Condutor de Cães Farejadores.
O curso foi ministrado pela PRF na cidade de Fortaleza (CE). Dos 14 alunos participantes e 14 cães, Waldenor destacou-se como o quarto colocado geral.
Até 2013, a PRF pretende aumentar o efetivo de homens e cães treinados para o trabalho nas fronteiras, portos e aeroportos do Brasil. O resultado desse trabalho deve refletir em 2014, quando o Brasil vai sediar a Copa do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário