Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, março 03, 2012

Guarda Municipal de Belém participa de missão na fronteira Guarda Municipal de Belém participa de missão na fronteira


Guarda Municipal de Belém participa de missão na fronteira



O guarda Waldenor Rodrigues Lopes, do Grupamento de Ações Táticas com Cães, da Guarda Municipal de Belém vai participar da Operação Sentinela, capitaneada pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso.
O objetivo principal da missão é guarnecer as fronteiras do país no combate ao tráfico de entorpecentes. É a primeira vez que a GMB participa de uma operação dessa natureza.
A convite da PRF, Waldenor Lopes se apresenta já no próximo dia 10 para a missão, na companhia do cão de faro, Jaguar, do canil da Guarda. A operação deve durar 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30.
De acordo com o chefe do Atac, inspetor Ronildo Feio, “é a primeira vez que a Guarda vai dar apoio para um órgão federal fora do estado do Pará. É um saldo positivo das conquistas da GMB nesses 20 anos de existência”, ressaltou .
Atualmente a Guarda Municipal de Belém possui 15 cães de guarda e proteção, sendo três de faro. São animais das raças Rottweiler, Pastor Alemão, Dogue Alemão e Pastor Belga Malinois.
Certificado- Após intenso treinamento entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, o guarda municipal Waldenor Lopes obteve da Divisão de Combate aos Crimes da Polícia Rodoviária Federal o certificado de Condutor de Cães Farejadores.
O curso foi ministrado pela PRF na cidade de Fortaleza (CE). Dos 14 alunos participantes e 14 cães, Waldenor destacou-se como o quarto colocado geral.
Até 2013, a PRF pretende aumentar o efetivo de homens e cães treinados para o trabalho nas fronteiras, portos e aeroportos do Brasil. O resultado desse trabalho deve refletir em 2014, quando o Brasil vai sediar a Copa do Mundo.

Nenhum comentário: