Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, abril 05, 2012

Farol de São Tomé será o destaque da noite desta quinta no Globo Mar

Ernesto Paglia vem até litoral norte do Rio para mostrar pesca do camarão

Ernesto Paglia vem até litoral norte do Rio para mostrar pesca do camarão
 
Nesta quinta-feira (05/04), estreia a nova temporada do programa Globo Mar, da Rede Globo de Televisão. Este ano, a repórter Poliana Abritta se junta a Ernesto Paglia em novas aventuras pelos mares do Brasil. A dupla mostra toda a diversidade natural e belezas deste ecossistema e a rotina de trabalho de pessoas que dependem das riquezas do mar para sobreviver e criar suas famílias.

No episódio de estreia, Ernesto Paglia vai com a equipe do programa até Campos, para acompanhar de perto a pesca do camarão, um dos frutos do mar mais rentáveis e cobiçados no mundo inteiro e um importante item da exportação brasileira.

O público do país inteiro vai conhecer a maneira única usada pelos pescadores da praia do Farol de São Tomé para capturar o peixe. Grandes tratores agrícolas são os principais aliados há mais de 30 anos neste trabalho. Como o mar da praia é muito agitado e não há um porto para os barcos atracarem, são os tratores que empurram e puxam as embarcações durante o processo. “Esse sistema é inspirado nos carros de boi da agricultura. Nosso pessoal é do interior de Campos e trabalhou muito na época do corte da cana de açúcar. Aí, na entressafra, os nossos parentes vinham para a praia pescar”, explica Rodolfo Ribeiro, presidente da Colônia de Pescadores do local.


Além de desvendar toda a rotina de trabalho desses pescadores – que pode chegar a 12 horas diárias e render até 500 quilos de camarão em um único dia – o programa mostra que, apesar deste tipo de pesca ser permitida por lei no Brasil, ela é predatória e coloca em risco outras espécies marinhas. Para cada quilo de camarão que é desembarcado, chega-se a matar cerca de dez quilos de outros organismos, que são jogados de volta ao mar comprometendo futuras pescas. O consultor científico do Globo Mar, o professor de biologia da UFRJ Marcelo Vianna, apresenta técnicas e artifícios tecnológicos adotados em outros países para evitar esta depredação.

Nas próximas semanas, o programa visita o litoral da Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, entre outros. ‘Globo Mar’ vai ao ar às quintas-feiras, logo depois de ‘As Brasileiras’.

Nenhum comentário: