Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, junho 05, 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente: preservar é pensar no futuro


Em Campos, programação especial tem como objetivo conscientizar a população
Em Campos, programação especial tem como objetivo conscientizar a população

O Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1792 pela Organizações das Nações Unidas (ONU) e comemorado nesta terça-feira (05/06), é uma data importantíssima num momento em que o planeta vem sofrendo diversas transformações e impactos ambientais irreversíveis, devido as consequências das ações humanas. É preciso reduzir urgente a poluição, o desmatamento, o desperdício, todas as ações que danificam e causam prejuízos ambientais e criar meios de fazer o uso racional dos recursos que disponibilizamos, para evitar grandes catástrofes futuramente.

O meio ambiente hoje é tema de grandes discussões e uma preocupação constante, quando se pensa no futuro das gerações. Nesta terça-feira (06/05), para comemorar este dia tão importante, em que todos devem parar para refletir nas pequenas ações diárias que podem fazer a diferença, foi realizada uma solenidade no auditório da Prefeitura de Campos, com o objetivo de fazer com que a população se conscientize da importância do meio ambiente para a vida de cada um e abrace essa causa, que é de todos. 

Durante o evento, foi lançado numa palestra ministrada por Isabela Goulart, responsável pela elaboração de projetos no setor de educação ambiental, o projeto “O uso da água: o bom exemplo começa em casa”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão.  O projeto tem como objetivo o uso racional e sustentável da água, evitar o seu desperdício e estimular seu reaproveitamento.

De acordo com dados importantes da ONU, apresentados na palestra, 18% da população mundial não tem acesso à quantidade mínima aceitável de água potável. No ano de 2050, apenas um quarto da humanidade vai dispor de água para suprir as necessidades básicas. Cada brasileiro gasta cerca de 200L água/dia, sendo que o necessário seria 110L água/dia.

Atitudes simples como tomar um banho mais rápido, fechar a torneira enquanto se escova os dentes, usar um balde para lavar a calçadas, podem parecer insignificantes, mas farão uma enorme diferença na construção de um amanhã melhor. Ainda há tempo de reverter essa situação, se todos se unirem num só objetivo.

Para a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard, a lição todos nós já sabemos, só precisamos apreender.

“Nós temos maus hábitos e chegará um momento em que eles serão um custo nas nossas vidas. A cada ano, nosso tempo ficar menor. Essa campanha é uma evidência de que podemos mudar nossas atitudes, hábitos e possibilitar um futuro melhor”, ressaltou.

Na solenidade também, foi lançado o Disque Poda “Cuidar para preservar”, onde a população, através de uma linha específica, poderá fazer suas solicitações e a diplomação do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, a meta é realizar os atendimentos em até 48h. 

“Esse dia é muito especial, precisa e merece ênfase. Por meio de ações concretas, precisamos abraçar as causas ambientais e fazer com que elas façam parte do nosso cotidiano. Precisamos repensar nossas práticas. O ato de cada um repercute e faz a diferença”, frisou.

O vice-prefeito de Campos, Dr. Chicão, destacou a importância da educação para que se aconteça melhorias no que se diz respeito ao meio ambiente.

“Toda transformação só tem um caminho, a educação. Enquanto não fortalecermos essa educação, não haverá conscientização. A partir do momento em que haja essa consciência, a população deve cobrar mais de seus gestores”, finalizou.



fonte - http://www.ururau.com.br/cidades16846#Dia%20Mundial%20do%20Meio%20Ambiente:%20preservar%20%C3%A9%20pensar%20no%20futuro

Nenhum comentário: