Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, junho 05, 2012

Moradores de Travessão em manifestação invadem casas do Morar Feliz


Cerca de 200 casas estão sendo construídas no local, mas ainda falta luz e água
Cerca de 200 casas estão sendo construídas no local, mas ainda falta luz e água

“Queremos casa!”. Foi com esta frase que moradores do distrito de Travessão, em Campos, promoveram na noite desta terça-feira (05/06), uma manifestação e invadiram as casas populares do programa ‘Morar Feliz’, que estão sendo construídas no local. Cerca de 300 pessoas participaram do ato.

No bairro do Santuário estão sendo construídas 200 casas e segundo os moradores, a informação seria de que faltaria apenas a instalação de energia elétrica e ativação do saneamento básico.

De acordo com um dos manifestantes, Josélio Gonçalves, as obras estariam paradas há 60 dias, e desta forma, os moradores resolveram entrar nas casas com a alegação de risco de não receber os imóveis.

“Nós vamos reivindicar até eles darem uma solução, se até às 10h30 de amanhã (quarta-feira) nós vamos começar a mudança para as casas”, disse.

Segundo os manifestantes alguns são moradores de áreas de riscos, e já fizeram cadastro na Secretaria de Família e Assistência, mas não receberam resposta e nem visita dos representantes da pasta. Este é o caso de Edilmara de Souza, a dona de casa disse que fez o cadastro na secretária há mais de oito meses.

A diarista Verônica dos Santos contou que fez o cadastro desde 2008. “Até hoje ninguém foi na minha casa perguntar nada, eu não tenho condições de comprar um imóvel, tenho dois filhos pra criar sustento eles com meu trabalho”, comentou.

A dona de casa Regina Lúcia denunciou a venda de imóveis por pessoas que receberam casa do projeto. “É um absurdo, tem gente de bairros distantes que ganham casa e vendem por até R$ 1.500. Quem precisa de verdade não ganha”.

De acordo com o motorista, Fábio Manhães, existem pessoas de outros bairros que estão ganhando casas no Santuário. “Gente de longe vai ganhar casa aqui e como fica a situação dos moradores de Travessão?”, disse.

A secretária Izaura Freire vem destacando permanentemente que nos casos de conhecimento de vendas, as pessoas devem entrar em contato com a Secretaria, já que casos dessas naturezas quando chegam, são avaliadas e caso confirmado, os beneficiados perdem a concessão.

Já em relação a doações, são feitas prioritariamente aquelas famílias que vivem em áreas de risco ou de aluguel social, e, que esse levantamento vem sendo feito por equipes da própria Secretaria com assistentes sociais, depois que as famílias fazem os cadastros.



SEGURANÇA
Quatro viaturas da Polícia Militar estavam no local para evitar maiores conflitos, assim como equipes da Guarda Civil Municipal.

A equipe de reportagem do Site Ururau entrou em contato com representantes da Secretária de Assistência e Família para saber o que vai acontecer com essas famílias, sendo que uma resposta ainda não foi encaminhada.

fonte - http://www.ururau.com.br/cidades16871#Moradores%20de%20Travess%C3%A3o%20em%20manifesta%C3%A7%C3%A3o%20invadem%20casas%20do%20Morar%20Feliz

Nenhum comentário: