Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, junho 05, 2012

Vice-Prefeito Doutor Chicão na formatura da Guarda Ambiental


O comandante da Guarda Municipal destacou a importância da integração de diversos órgãos municipais e parcerias com outras instituições que resultaram na atual diplomação Foto: Check

Um dos pontos altos da abertura do Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecida no auditório Edgar Coelho dos Santos, sede da prefeitura, foi a diplomação do Primeiro Grupamento da  Guarda Ambiental, criado em 2009 pela Prefeita Rosinha Garotinho, através do decreto 255/2009. Através do Departamento Ambiental, da Guarda Municipal, 28 formandos passarão à  atuar junto à secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea,) na fiscalização e ação para proteção às reservas florestais municipais e fauna local.

O vice-prefeito Doutor Chicão esteve presente ao evento e junto do comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Melo, participou da formação de mesa com o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard e os vereadores Jorge Rangel e Altamir Bárbara.  "Quero parabenizar aos formandos por estarem tão envolvidos neste projeto e dizer que na nossa época de escola não tivemos a oportunidade da educação ambiental, nem para trabalhar tínhamos conhecimento da importância que tem a educação ambiental na vida das pessoas. A natureza está dando sinais de que precisa ser cuidada e toda transformação tem como principal referência a educação", pontua Chicão.

O comandante da Guarda Municipal destacou a importância da integração de diversos órgãos municipais e parcerias com outras instituições que resultaram na atual diplomação.  "A Prefeita Rosinha Garotinho tem uma grande visão em relação às questões desenvolvidas no município, relacionadas ao Meio Ambiente e à sustentabilidade. O decreto que instituiu este grupamento é uma prova destas ações em prol do Meio Ambiente. Temos que agradecer ao Conselho de Meio Ambiente que acreditou que podíamos fazer a diferença com o grupamento e a toda a equipe que preparou o curso, já que para oferecer um curso de qualidade, se locomoveu até outras cidades e trouxeram um rico material  para serem apresentados aos alunos", destaca.

O primeiro a receber o certificado de Guarda Ambiental, foi o biólogo Sávio Tatagiba e explica que se sente preparado, assim como seus colegas, para atuar na proteção do Meio Ambiente, junto aos órgãos fiscalizadores. "O curso foi excelente e tivemos aulas com professores gabaritados. Todos se emprenharam muito e nos sentimos preparados para atuar como agentes ambientais, assim como temos aprendido ao longo deste período de aulas" coloca.

Curso - Os alunos do Primeiro Grupamento Ambiental finalizaram o curso, mas permanecerão se qualificando em parceria com os órgãos que já vinham dando apoio ao projeto como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o Conselho Municipal do Meio Ambiente e o Instituto Federal Fluminense (IFF). O grupamento vai passar para a etapa de educação prática que consiste em cursos como "Manejo de animais Peçonhentos e "Combate a Incêndios Florestais".


Nenhum comentário: