Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, julho 30, 2012

Grupamento Ambiental retira material poluente de Canal

 

Várias partes de veículos foram encontradas e retiradas do local Foto: Check

O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) encontrou restos de desmanche de carros no Canal Campos-Macaé, num patrulhamento de rotina, na manhã desta segunda-feira (30). Várias partes de veículos foram encontradas e retiradas do local. De acordo com o comandante do Grupamento, Márcio Barbosa, o trabalho visa evitar a poluição do Canal.

- O trabalho é de fiscalização ambiental. Tentamos detectar poluição hídrica, tiramos foto do local e esta fiscalização está ligada a vários segmentos. Depois da abordagem, retiramos os objetos do local, vamos à Delegacia fazer a denúncia de crime ambiental e depois a Polícia Civil vai averiguar. Temos 28 guardas municipais preparados para qualquer operação – disse o comandante.

Nesta segunda-feira, o patrulhamento contou com quatro profissionais. Além do comandante Márcio Barbosa, o subcomandante Sávio Tatagiba, o patrulheiro Paes Filho e o motorista Marcelo Matos também integraram a ação. O material apreendido foi constatado sem autor.

De acordo com o artigo 54 da Lei 9605/98, causar poluição dessa natureza ou de qualquer outra, resultando em danos à saúde humana ou provocando a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, pode gerar penalidades como reclusão de um a cinco anos, além multa.

O subcomandante do Grupamento Ambiental, o biólogo Sávio Tatagiba, informou que o patrulhamento é feito de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, nas 22 lagoas de Campos. A sede do órgão fica localizada nos fundos do Horto Municipal e o telefone de contato para denúncias é o 153.

Confira aqui outras penalidades
 

Nenhum comentário: