Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, julho 29, 2012

Prevenção e segurança em toda Campos

Comandante da Guarda Municipal fala processo de aperfeiçoamento, qualificação de guardas e nova sede

  

Uma Guarda Municipal equipada, com servidores treinados garantido  à segurança no município de forma preventiva. A Guarda Civil de Campos vem passando  nos últimos anos por um processo de aperfeiçoamento dos serviços operacionais. Já a partir dessa semana, o prédio onde funciona vai passar por um processo de restauração e ampliação. Segundo o Comandante F. Melo toda a estrutura principal do prédio será mantida e outras instalações serão construídas para oferecer principalmente, conforto aos  856 servidores, entre guardas e auxiliares de vigilância. Salas de treinamento, auditório, garagem, setor administrativo e dormitório fazem parte do projeto. Enquanto as obras estão sendo realizadas, o setor administrativo está funcionando na antiga sede da Emut, próximo ao Jardim São Benedito.
A Guarda Civil  é hoje presença em vários pontos da cidade. Além de garantir à segurança em todos os eventos públicos, destacamentos também foram construídos, na Baixada Campista, no Norte e Sul do município( Morro do Coco e Tapera). ” As escolas têm policiamento através do ronda escolar que é feito por 5 guarnições. Estamos presentes nas unidades escolares para um trabalho preventivo , não como elemento repressor, com isso conseguimos reduzir desde 2009, os problemas nas escolas, destacou o Comandante.

 

O aperfeiçoamento do efetivo vem sendo realizado. Ano passado, os guardas participaram de um treinamento que teve como objetivo humanizar o serviço público. Ainda em 2011, a Secretaria Nacional de Segurança Pública(Senasp) entregou ao município  kits de armas não letais. Os Guardas foram treinados, e hoje estão aptos a usar o equipamento de segurança, em situação de perigo. Eles também estão presentes na preservação ao meio ambiente, através do Grupamento Ambiental. ” Os guardas atuam na fiscalização preventiva. Quando o problema é identificado a secretaria de Meio Ambiente é acionada, explica F. Melo.
Melhor Qualidade
O Grupamento de Apoio Especial (GAI)  já está selecionando a segunda turma de guardas para treinamento operacional. O grupo especializado vai integrar o quadro de “elite” da guarda. Mas o Comandante fala em outras conquistas. ” A área administrativa hoje está toda informatizada. Há 3 anos eram apenas 4 motos, hoje são 17 no policiamento. Os veículos operacionais também eram 4, agora são 12 viaturas. O mesmo aconteceu com os carros de fiscalização de trânsito que eram apenas 2 e atualmente 5. Isso sem contar com o ônibus que foi recuperado e é usado no transporte dos servidores, falou o Comandante.

 

Segundo o Comandante F.Melo  a Guarda já adquiriu um número considerável de viaturas, que vem sendo renovadas para melhor servir os moradores. “Antes, os carros eram muito antigos e os poucos que tinham, viviam com problemas. Hoje vivemos outra realidade. Não tem nem comparação. Toda a estrutura também foi oferecida aos guardas. Eles contam com coletes e cones refletivos para trabalho noturno, equipamentos de proteção para trânsito e rádios portáteis para comunicação, entre outros materiais que não tinham antes. A Guarda Municipal de Campos, hoje está preparada e equipada como nunca esteve, finalizou F.Melo.

3 comentários:

Anônimo disse...

quem disse que os guardas foram treinados a usar a arma não letal?( alguns apenas), e quem disse que todos estão equipados (meia duzia de puxa saco), irão reformar uma estrutura antiga (olha a imprudencia), seria melhor tombar e construir outra ja que verba pra isso não falta!!!Cadê extra pra quem trabalha? Ass: Leandro (não tenho conta)!!1

Anônimo disse...

Caros companheiros, deixemos de ser cegos e vamos brigar pelo que importa (plano de cargo e salario), aparato nenhum muda o guarda que não sabe trabalhar, não puni os que trabalham errado e nem valoriza o guarda correto, mas sim os bajuladores e puxa-sacos que tem o que não pode ser dado a todos na corporação. São bujas de um comando que aparece explorando e perseguindo, pois é o mesmo quem "aparece" nem sempre é claro (pra trabalhar).

Anônimo disse...

só queria que o comandante me respondesse por que os guardas teem que se deslocar para os eventos por meios proprios(com seus proprios veiculos,quando tem)se não tiver tem que contar com caronas de seus colegas e se não conseguir perdem de fazer o extra e ainda quando não há efetivo suficiente (quando o numero de guarda suficiente não é alcançado)a solicitação do efetivo para o evento em questão.
Por Justiceiro gcm