Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, novembro 10, 2012

Crimes ambientais na mira do Grupamento Ambiental da Guada Municipal

Cerca de 91% das denúncias feitas pela população são solucionadas

Cerca de 91% das denúncias feitas pela população são solucionadas


A população de Campos pode fazer denúncias de maus tratos de animais, criação irregular, construção em área ambiental entre outros, através de um serviço gratuito e sem se identificar. O canal aberto é feito com os 28 agentes do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, que trabalham no atendimento desse tipo de ocorrências. 
A denúncia pode ser feita através do número 153 ou pelo telefone (22) 2725- 6483. Desde que entrou em operação em junho de 2012, a Guarda Ambiental já realizou até o momento, cerca de 90 apreensões de animais em extinção, como gambás, jiboias, tamanduás e macaco.
O projeto que funciona no Horto Municipal, foi criado para servir na atuação de fiscalização do meio ambiente e construções irregulares em área ambiental, além de apoiar órgãos ambientais como o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Desde sua efetivação, os casos de denúncia registram crescimento mensal. No mês de junho foi de 5%; em julho aumentou para 18%; em agosto o aumento foi de 17%; em setembro de 40% e agora no último mês, em outubro, o aumento de denúncias foi de 44%.
Segundo o comandante Márcio Barbosa, em 100% de denúncias, 91% são solucionados e 9% estão em andamento. “Além deste trabalho de fiscalização, também realizamos  resgate de animais silvestres, dos que sofrem maus tratos, e desenvolvemos palestras de educação ambiental e desenvolvimento sustentável, para cerca de 40 alunos por semana”, ressaltou o comandante.
De acordo com o biólogo e subcomandante da Guarda, Sérgio Catagiba, a participação da população é muito importante. “Realizamos fiscalizações diariamente, mas a maioria das apreensões foi realizada a partir de denúncias, então a participação da população é fundamental”, diz Catagiba.
A última apreensão realizada pelo Grupamento Ambiental foi no dia 01/11, em uma residência na comunidade Ilha do Cunha. Um macaco da espécie bugio macho, aparentando ter menos de um ano de idade foi capturado. A denúncia foi de que crianças estavam jogando pedras no animal. Após a captura, o bugio foi levado para o Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde foi atendido num consultório por uma equipe de veterinários.

Nenhum comentário: