Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, novembro 08, 2012

Fórum discute segurança pública em São João da Barra

1º Fórum de Segurança e Sociedade contou com a presença de representantes da Polícia, MP, Justiça e diversos segmentos da sociedade

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Acisa) realizou ontem ( quarta-feira – 07/11), no Auditório Municipal o 1º Fórum de Segurança e Sociedade. Participaram órgãos de segurança, Ministério Público, Justiça, Prefeitura, empresários e moradores.
 A delegada da 145ª Delegacia de Polícia Civil, Madeleine Farias Rangel Boa Morte, declarou que o fórum objetivou conscientizar a população para uma participação ativa na segurança pública tendo em vista o crescimento da cidade e as consequentes mazelas que virão, além de mostrar dados estatísticos com resultados positivos no combate à criminalidade no município.
“Para um sucesso mais rápido de nosso trabalho a polícia tem que atuar em parceria com a população, nos informando sobre os problemas na área de segurança que o município sofre atualmente”, ressaltou a delegada, garantindo sigilo total para as pessoas que denunciarem a criminalidade pelo telefone (22) 2741-1373.
 
Segundo o presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de São João da Barra, Renê Fernandes, esse é apenas o início de uma grande colaboração para ajudar a minimizar a violência no futuro, aproximando os comerciantes e a comunidade dos órgãos de segurança visando a prevenção e a repressão da criminalidade.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São João da Barra, Carla Caputti, destacou a importância da comunidade para o sucesso do fórum. “Alcançamos nossa finalidade tendo em vista a participação dos moradores apresentando propostas e sugestões referentes à segurança pública. A meta agora é realizar um fórum em cada distrito com o intuito de aproximar ainda mais a população da polícia”.
 O subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, João Carlos Alves, convidou as pessoas a participarem mensalmente de uma reunião onde são discutidos os índices de criminalidade, que vêm aumentando em São João da Barra. “Nossa função é trabalhar para proteger a população e estamos à disposição a qualquer hora do dia”, acrescentou.
A promotora de Justiça Patrícia Monteiro Alves Moreira Baranda, disse que é fundamental para colocar os criminosos atrás das grades que as testemunhas contem realmente o detalhes dos fatos como eles aconteceram. “A justiça protege as testemunhas e as pessoas não precisam ficar com medo de prestar esse bem para a sociedade”, tranquilizou a promotora, detalhando que é primordial a participação de todos nessa luta contra o crime.
O chefe operacional da Polícia Rodoviária Federal, Carlos Eduardo Fonseca Braga, informou que é bem provável que a partir do próximo ano uma viatura esteja efetuando ronda permanente no município em função do aumento do tráfego e da criminalidade, pois muitas vezes os criminosos utilizam as estradas para suas fugas.
 O comandante da Guarda Civil Municipal, Leandro Augusto Ferreira de Almeida, afirmou que é preciso de uma vez por todas que a população se conscientize de que para combater a criminalidade a polícia precisa de ajuda. “Parece pouco, mas apenas uma ligação para o disque-denúncia pode por fim a diversos atos de violência no município”, concluiu.

  

O subtenente do Corpo de Bombeiro Militar, Ralph de Souza Manhães, que também participou do fórum colocou os serviços dos bombeiros à disposição da população e que é necessário que os comerciantes agilizem os procedimentos de adequação para funcionamento tendo em vista que o laudo autorizando o funcionamento do estabelecimento só será emitido quando as exigências forem cumpridas.

FONTE - http://campos24horas.provisorio.ws/portal/?p=78462

Nenhum comentário: