Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, novembro 29, 2012

GGIM apresenta Plano de Prevenção à Violência e Criminalidade


O Diagnóstico e Plano Municipal de Prevenção à Violência e Criminalidade do Município de Macaé elaborado pela Ong Viva Rio foi apresentado nesta terça-feira (27) durante a 30ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé). O encontro marcou a inauguração do novo espaço do GGIM, fruto da parceria com o Ministério da Justiça, por meio Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), no Centro Administrativo Luiz Osório, antigo Hotel Ouro Negro. A reunião contou com a participação de Luiz Fiore, representante e articulador do Ministério da Justiça no estado do Rio de Janeiro.

O Plano Municipal de Prevenção à Violência foi entregue pela Viva Rio em outubro e está dividido em quatro partes: apresentação da cidade; pesquisa qualitativa que mostra a visão das secretarias municipais e sociedade civil sobre as questões de prevenção à violência, criminalidade e da área da segurança pública em Macaé; entrevistas realizadas com o poder público municipal e diagnóstico quantitativo dos índices socioeconômicos e de criminalidade da cidade de Macaé. Os dados sistematizados servirão de base para os gestores municipais elaborarem políticas públicas na área de segurança pública.

- Esta é a última reunião deste ano e que coincide com o término da gestão atual. Estamos inaugurando hoje o novo espaço do GGIM-Macaé, implantado por meio do convênio com o Ministério da Justiça, que contém sala de gerenciamento de crise e sala plena (com tela projetando todas as imagens do Sistema de Videomonitoramento implantado em Macaé), área administrativa e um Observatório Municipal de Segurança Pública. Poucos municípios do estado foram contemplados com programas do MJ, explicou o coordenador do GGIM-Macaé, tenente coronel Edmilson Jório.

Outro convênio conquistado pelo município nesses últimos anos foi o Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar) que contemplou a instalação de 54 câmeras de monitoramento e do Centro de Operações do 32º BPM (Cobat/32), além de GPS nas viaturas da PM e integração da chamada 190. “Estamos consolidando um processo de quase três anos. Realizamos projetos importantes que deram resultado para a nossa sociedade como o Sistema de Videomonitoramento, pacificação em áreas de conflito como Malvinas, Nova Holanda, Nova Esperança e Lagomar, mas que ainda precisam ser consolidados”, completa o coordenador do GGIM-Macaé.

Um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) está em tramite na Procuradoria Geral do Município. O objetivo é adotar as tecnologias da Seseg e integrar os Centros de Operações do estado do Rio, contemplando o Cobat/32. De acordo com o tenente coronel Edmilson Jório, essa ação trará redução de custo operacional de R$ 9.200 mensais que são gastos no serviço de rastreamento das viaturas do 32ª BPM.

Além disso, estão previstos a realização de mais cursos de capacitação desenvolvidos pelo Ministério da Justiça, como o de Multiplicador de Polícia Comunitária, de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, entre outros. Em outubro foi realizado o Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), em parceria com a Subsecretaria de Cursos e Programas de Prevenção, da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg-RJ). O curso realizado pelo GGIM-Macaé capacitou 40 pessoas de diversas instituições (15 eram da Polícia Militar) com duração de 44 horas.

O coordenador do GGIM-Macaé também apresentou um projeto para o Reemprego Tático da Guarda Municipal, com a divisão territorial do município em oito bases operacionais. “Cada BOp com aprontos próprios (mesmos agentes e veículos) e treinamento direcionado para cada setor”, explicou.

- Mais de 20 municípios do estado do Rio foram contemplados com programas do MJ. Estimulados entes federados que se mostram interessados. Temos também municípios prioritários no atendimento, com mais de 200 mil habitantes, entre outras características, explicou o representante do Ministério da Justiça no estado do Rio, Luiz Fiore.

Participaram da reunião o gerente de segurança da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Lúcio Aracati, o subsecretário de Infância e Juventude, Antônio Felipe Gonçalves, Marialva Gentil, chefe de gabinete da vice-prefeita, o corregedor da Guarda Municipal, Ronaldo Linhares, representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal, da Polícia Rodoviária Federal, Forte Marechal Hermes, do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Conselho sobre Drogas, Conselho Municipal de Segurança, Polícia Militar e Polícia Técnica (Instituto Médico Legal), entre outros.

Fonte: Secom de Macaé

Nenhum comentário: