Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Crimes ambientais são frequentes em Campos



Dados do Grupamento Ambiental (GA) da Guarda Civil Municipal (GCM), relacionados aos últimos seis meses de 2012, apontam que 292 atendimentos foram feitos à comunidade através dos telefones (22) 2725-6483 e 153. Até o dia 26 de novembro, foram registradas 160 denúncias anônimas.
Dentro das atividades pertinentes ao Grupamento, existe, ainda, a prática de educação ambiental que, neste segundo semestre de 2012, computou 5% de todos os procedimentos implementados pelos soldados.
De acordo com o subcomandante do GA, biólogo Sávio Domingos Tatagiba (que foi ao Programa nesta quinta), o reforço efetivo das ações integradas representa um braço importante da GCM. Ele afirma, ainda, que o Grupamento já está plenamente incorporado ao dia a dia do campista, promovendo a fiscalização e proteção das reservas florestais pertencentes ao município, assim como sua fauna.
- É importante ressaltar o crescente número de denúncias que nos chegam graças à divulgação relativa ao nosso trabalho que vem sendo feita através da mídia. Só de pássaros, resgatamos 81 das mais diferentes espécies como sanhaçu, corujas, canários, coleiros e gaviões, totalizando, até o dia 26 de novembro, 136 animais capturados - destacou o subcomandante.
A última apreensão realizada pelos soldados ocorreu na manhã da última quarta-feira (28), no Parque Aldeia, quando os agentes conseguiram localizar e recolher um filhote de cágado que estava aprisionado à Rua Manoel Maciel, nº 36. O animal foi capturado pela corporação, encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), para constatação de sua saúde e posterior soltura. Ainda na manhã de quarta-feira, houve nova denúncia anônima dando conta de que havia armadilhas de caça e pássaros silvestres em imóvel na Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus. No local, o Grupamento Ambiental recolheu três armadilhas e três gaiolas onde estavam presos três canários-da-terra. O infrator não foi encontrado, mas todo o material foi apreendido e os animais encaminhados para o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas/Uenf) e, logo em seguida, soltos no habitat natural.
Grupamento – O GA é formado por 28 soldados, que passaram por curso de capacitação e posterior diplomação em junho deste ano. As atividades desenvolvidas por eles seguem os parâmetros determinados pela Lei da Política Nacional do Meio Ambiente nº 6.938, de 31 de agosto de 1981.
Percentuais dos 292 atendimentos:
Flagrante de crime ambiental – 2%;
Aterramento de corpos hídricos – 2%;
Criação irregular – 4%;
Apreensão de material de caça – 5%;
Apoio a outros órgãos – Como a secretaria municipal de Meio Ambiente e Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), 5%;
Interrupção de despejos de esgoto in natura em recursos hídricos – 6%;
Maus tratos com animais – 7%;
Fiscalização em áreas de Proteção Ambiental – Dentre elas, a apreensão de caminhão despejando dejetos nas margens do Rio Paraíba do Sul, 13%;
Soltura de animais – 14%.

fonte - http://www.ururau.com.br/deolhonacidade24753

Nenhum comentário: