Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

GPS monitora veículos e agiliza trabalho da Guarda Municipal de Corumbá

Depois das câmeras de monitoramento que vigiam as principais ruas do centro da cidade, a Guarda Municipal de Corumbá está implantando mais um recurso tecnológico que visa auxiliar no trabalho de segurança de cidadãos e patrimônios públicos.

Muito utilizado em outras cidades do país por instituições de segurança e grandes empresas, o sistema de GPS (Global Positioning System, ou, em português, Sistema Global de Posicionamento) é a ferramenta de localização mais utilizada em todo o mundo e há cerca de dez dias foi instalado em um dos três veículos da frota da Guarda Municipal. Outros dois carros estão operando com o sistema em fase de testes, segundo relatou ao Diário, o tenente-coronel, Ubiratan de Oliveira Bueno.

"Hoje, não se faz nada sem tecnologia, então estamos trazendo essa novidade. Muitas vezes, as pessoas dizem que estamos trazendo coisas utópicas. Não, já são coisas que estão sendo aplicadas, estamos trazendo coisas baseadas em pesquisas daquilo que já está sendo feito no Brasil e dando resultado", disse ao rebater críticas às novas tecnologias.
Ele explicou que o monitoramento das viaturas via GPS só traz benefícios para o trabalho dos guardas, o que se reflete no atendimento à população. Entre os pontos positivos, o comandante citou poder deslocar com maior precisão e rapidez a viatura mais perto para uma ocorrência. Assim acaba-se por realizar uma economia de consumo de combustível, além de atender com mais rapidez à ocorrência.

"É um serviço essencial para o custo-benefício da Prefeitura, equipamento e também para otimizar o serviço de segurança tanto do cidadão como da segurança do patrimônio, assim como do próprio guarda municipal que está trabalhando, explicando que esse sistema traz benefício em economia de combustível, economia de consumo de pneus e a segurança do próprio guarda municipal que está trabalhando, caso aconteça algum acidente, alguma ocorrência grave, porque a central tem como localizar essa viatura e mandar socorro imediatamente", disse ao discorrer sobre a funcionalidade do sistema.

Com uma pequena antena instalada na viatura, o sinal passa a ser emitido, sendo capturado na Central de Monitoramento da Guarda Municipal, onde a posição do veículo, bem como seu trajeto e até mesmo velocidade podem ser conferidos. Caso o veículo deixe a área delimitada para o trabalho, um sinal sonoro é emitido na central. Essas informações ajudam o guarda em outras circunstâncias como explica o tenente-coronel Ubiratan.

"Em caso de imputação de responsabilidade de acidente ou ato criminal, o GPS serve como meio de prova em processos administrativos para salvaguardar, quando estiver certo o guarda municipal, ou também para responder a Justiça se houve ou não a responsabilidade do guarda em determinadas ocorrências", falou.

Com o sistema GPS, a antiga planilha de monitoramento que era feita de forma manual, tendo o auxílio do rádio para contato com as equipes e que utilizava ao menos três profissionais, passa agora a ser feita por apenas um. De acordo com o comandante, os recursos tecnológicos ajudam a diminuir a necessidade de efetivo, que é uma realidade em todas as instituições do país.

"Com isso, a gente não precisa trazer tanto efetivo. Com esses recursos tecnológicos que temos hoje para trabalhar, a gente amplia o atendimento", avaliou ao informar que após os carros, a frota de motos que, atualmente, compreende dez veículos, também deve passar a ser monitorada via GPS.
 

Nenhum comentário: