Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, janeiro 27, 2013

Guarda Ambiental captura filhote de jiboia e apreende redes de pesca

Animal estava no quintal de uma casa e os materiais próximo ao rio Ururaí
Agentes do Grupamento Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM) capturaram, na tarde deste sábado (26/01), um filhote de jiboia na localidade de Ibitioca, em Campos. O animal, que é uma fêmea de aproximadamente 1 m e 10 cm, estava no quintal de uma residência, e foi achado pela dona da casa. Minutos depois, na estrada dos Ceramistas, próximo ao rio Ururaí, os agentes apreenderam duas tarrafas e uma rede de pesca. Ninguém foi preso.
De acordo com o guarda ambiental, Luis Carlos Porto, o sobrinho da proprietária da casa acionou o patrulhamento, que imediatamente foi recolher o animal. Luis ainda disse que, essa é uma época propícia para o aparecimento de animais silvestres, pois é um período de cheia nos rios da região.
“Nós temos apreendido muitos animais silvestres. Nesse caso, a cobra veio de um canavial, próximo a residência, e espantou a todos. Provavelmente é um filhote de aproximadamente seis meses”, comentou.
O animal foi levado para o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Animais Silvestres (Nepas) do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte e Fluminense (Uenf), onde passará por avaliação para ver seu estado de saúde, e posteriormente será solto.
REDES – De acordo com o guarda ambiental, a guarnição seguia pela estrada dos Ceramistas, quando, teria presenciado um grupo de pescadores junto ao rio Ururaí. Ao perceberem a viatura dos agentes, os mesmos fugiram do local, deixando para trás as redes de pesca. “A pesca nesse período é proibido, pois estamos em uma época de defeso”, contou o agente.
As redes serão levadas para a sede do Grupamento Ambiental, onde posteriormente serão incineradas, pois se tratam de artigos que contêm materiais pesados como chumbo.
 


Nenhum comentário: