Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, maio 20, 2013

Crescimento populacional apontado como causa do aumento da violência

Documento com o resultado desta sessão será encaminhado ao Governo do Estado
Devido ao grande número de homicídios ocorridos na última semana em Campos, o vereador Alexandre Tadeu solicitou uma sessão especial para debater com órgãos municipal e estadual a questão da violência na cidade e região.
Após o debate sobre Segurança Pública que aconteceu no plenário Álvaro Lopes Vidal, da Câmara Municipal de Campos, na tarde desta segunda-feira (20/05) ficou definido que um documento será elaborado com o resultado desta sessão e encaminhado ao governador do Estado, Sérgio Cabral, e para o secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para que tenham conhecimento de todos os questionamentos com relação à segurança pública em Campos. O crescimento populacional, ocasionado pelo desenvolvimento econômico, pode resultar na elevação dos índices de criminalidade.
“A Câmara Municipal de Campos fez sua parte reunindo autoridades de segurança pública, agora vamos encaminhar um documento para o Governo do Estado, para que eles tomem as devidas providências”, frisou Alexandre acrescentando que a sensação de insegurança é muito grande, toda a população está apreensiva, por isso é necessário que sejam realizadas ações para conter o avanço da criminalidade.
“Apesar do esforço das autoridades policiais, Campos e região precisam e merecem mais. Hoje ficou evidente que o reduzido efetivo das polícias civil e militar dificulta o combate à violência”, disse o vereador.
Participaram da sessão vários vereadores, como Gil Viana, Genásio de Souza, Paulo Hirano e Alexandre Tadeu. Representando a segurança pública estavam presentes o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Jonei Sardenberg Pestana, o promotor de Justiça, Marcelo Lessa, o delegado da 134ª Delegaia Legal do Centro, Geraldo Assed, o delegado da 146ª DP, Carlos Augusto Guimarães e o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto.
O comandante do Batalhão, Jonei Pestana, iniciou a audiência falando sobre o efetivo da Polícia Militar e mostrando em números, a quantidade de homicídios e outros crimes que acontecem na região. Somente no primeiro trimestre de 2013, foram 374 automóveis e 1.199 motos recuperados, 134 armas apreendidas, 29,55kg de maconha apreendidas, 37,5 kg de cocaína 2,07 kg de crack e 400 prisões efetivadas.
“Quero ressaltar nesta oportunidade que estamos tendo aqui nesta audiência, para exaltar o comprometimento de todo o efetivo do Batalhão. A polícia sozinha não resolve a violência, por isso precisamos da parceria da sociedade”, disse o comandante.
O delegado da 134ª DP do Centro, Geraldo Assed, diz que apesar do medo da população com os homicídios que estão acontecendo na cidade, no primeiro trimestre do ano, o número de homicídios diminuiu.
“No primeiro trimestre de 2013, com relação aos anos anteriores, o nível de homicídios na região diminuiu. Fecharemos o mês de maio com o número comum com relação aos outros anos. Estou dizendo isso com base nas pesquisas de aumento populacional e do poder econômico do município”, disse Geraldo, ressaltando que o grande número de homicídios na última semana, foi atípico.
Geraldo Assed também contou que a 134ª Delegacia de Polícia é a terceira delegacia do Estado que mais efetiva prisões em flagrante.
Já o delegado da 146ª Delegacia de Guarus, Carlos Augusto Guimarães, falou um pouco sobre o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), criado há mais de dois meses, em Campos.
“O Nuam é o embrião de uma futura delegacia da mulher. Esse programa agiliza processos, que anteriormente levariam muito tempo para serem solucionados. Quando entramos para esta delegacia, tínhamos o dever de otimizar o que não estava funcionando”, disse Carlos Augusto.
Já para o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto, a Guarda Civil Municipal tem tentado se aproximar da Polícia Militar com o intuito de aproximar os dois órgãos.
“A Guarda tem procurado se capacitar, e isso é muito importante para a aproximação entre a Guarda e a PM. Isso tudo beneficia ao cidadão um melhor trabalho, já que Campos passa por grandes momentos de transformações”, disse o coordenador.


fonte - http://www.ururau.com.br/cidades31463_Crescimento-populacional-apontado-como-causa-do-aumento-da-viol%C3%AAncia

Nenhum comentário: