AVISO AOS NAVEGANTES
Publiquei esta matéria para servir de alerta aos estudiosos em Segurança Pública, principalmente a SENASP/MJ, para reflexões. Estamos em um momento impar, não há como adiar e negar que as PMs em todo o pais devem ser reestruturadas, como pode em pleno século XXI, a sociedade se deparar com um caso como este?
Pelo amor de Deus, deixemos de ser hipócritas e encaramos esta necessidade de forma prioritária, as Guardas Municipais tem dado resultados fenomenais de êxitos e sucesso, o povo já aprovou e já podem caminhar com as próprias pernas, por isso apelo as autoridades e estudiosos, vamos revolucionar, o povo não aguenta mais!
Por NAVAL
Por estar sem boina, PM discute com superiores e se mata após ser preso
qui, 16 mai 2013 | Categoria: Militarismo, Polícia Militar, Reflexão | Autor: Danillo Ferreira

A cada dia que passa, as polícias militares, acertadamente, se afastam do modelo militar nos moldes das Forças Armadas, que possuem motivos claros para praticar certa formação e cultura organizacional. Mesmo nos ambientes onde a lógica do comando e controle extremos se justifica, existem dificuldades de sua manutenção, principalmente por causa da emergência das liberdades individuais em nossa sociedade, aliada ao fácil acesso à informação, que reformularam os conceitos de obediência, liderança, autoridade etc.
Atualmente, não é tão simples, como talvez já tenha sido, determinar ou repreender um subordinado com a garantia de que a ordem e a repreensão não tenham efeitos negativos, para o próprio policial ou para a integridade do objetivo embutido na ordem. A escala das nossas necessidades institucionais mudam a cada momento (principalmente político), tanto quanto mudam os humores e sensibilidades humanas.
É sob esta reflexão que devemos analisar o caso a seguir, supostamente ocorrido em uma unidade policial militar do Ceará criada com pretensões comunitárias e cidadãs, o “Ronda no Quarteirão”, que pode ou não ter ocorrido conforme a imprensa tem divulgado, mas que, desde já, nos inspira pensar sobre os paradigmas institucionais que temos adotado:
O soldado Helias Silva Lima Junior, 28, faleceu por volta das 9h15min desta quarta-feira (15), no Instituto Doutor José Frota (IJF). O policial militar, que era do Ronda do Quarteirão do bairro Lagamar, foi vítima de um tiro disparado na cabeça na noite desta terça-feira, 14. Ele estava cumprindo prisão disciplinar de cinco dias, após uma discussão com oficiais da corporação.
De acordo com relato de testemunhas, o soldado estava em horário de trabalho e foi flagrado sem a boina (acessório de uso obrigatório no fardamento dos militares).
O fato gerou intensa discussão após o soldado justificar ao oficial que o motivo de não estar utilizando a boina naquele momento era devido a um tratamento capilar.
Testemunhas dizem que o soldado se sentiu constrangido e humilhado pelos oficiais perante a tropa.
Segundo o irmão do militar, ele não teria suportado a situação e acabou atentando contra a própria vida.

Autor: Danillo Ferreira - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com