Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, agosto 08, 2013

Gabinete de Gestão Integrada em apoio a ações de prevenção


 
Suellen lembrou que o GGIM está dentro do programa de segurança pública do Governo Federal Foto: Rogério Azevedo

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (8), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a terceira reunião ordinária do Gabinete Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Paz e Defesa Social. O objetivo, de acordo com o secretário Major Francisco Melo, é reforçar as ações do GGIM às diversas vertentes do poder público municipal e estadual, desenvolvendo, avaliando e monitorando programas e ações estratégicas em apoio ao controle da violência e criminalidade em Campos, já que a segurança é de competência da Polícia Militar.
- É preciso entender o município não somente com ações de repressão, mas, principalmente, de vigilância. Para isso, é necessária a integração de todas as secretarias e órgãos ligados às questões sociais - disse o secretário.
A reunião apresentou publicamente o Diagnóstico e o Plano Municipal de Prevenção à Violência e à Criminalidade do Município de Campos dos Goytacazes, feito no ano passado. Além de responder a um pedido da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a fiscalização de venda clandestina de botijões de gás que estaria acontecendo no município. Ficou decidido que no próximo dia 21 de agosto serão formuladas ações para a realização de uma grande operação de fiscalização nos postos que fornecem gás, em Campos.
— Será uma reunião extraordinária somente com os órgãos ligados diretamente à questão levantada pela ANP — disse a chefe do GGIM, Suellen André de Souza. Ela frisou ainda, a importância dos trabalhos de prevenção à violência por parte das secretarias municipais.

Suellen lembrou que o GGIM está dentro do programa de segurança pública do Governo Federal, que conclamou a participação dos municípios nas questões de segurança pública. “A ideia é deixar que o estado lide com o crime após o ato e que os órgãos de âmbito municipal trabalhem insistentemente na prevenção”, disse. Segundo Suellen, os trabalhos são realizados com total integração, desde a proteção de grupos minoritários às inserções sociais.

Estavam presentes na reunião desta quinta-feira, além do secretário de Paz e Defesa Social e do representante da ANP, o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira; o comandante da Guarda Civil Municipal, Major Josué Peixoto; os delegados Rodrigo Maia, da 134ª Delegacia de Polícia; e Carlos Augusto Silva, da 146ª Delegacia de Polícia; e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), da Subsecretaria de Postura Municipal e do Instituto Municipal de Transito e Transportes (IMTT).

A próxima reunião do GGIM foi marcada para o dia 10 de setembro, no auditório do 5º GBM. O tema será as ocupações irregulares dos espaços vagos, deixados por pessoas que foram contempladas com casas do programa habitacional Morar Feliz. 
 

Nenhum comentário: