Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, novembro 11, 2013

Audiência pública mostra importância da Guarda Civil Municipal



O vereador Paulo César Genásio vai propor ao presidente da Câmara, vereador Edson Batista, a criação de uma comissão para auxiliar os guardas municipais na luta pelas suas reivindicações.  A idéia surgiu durante audiência pública na sexta-feira (08), na Casa de Leis, que teve como tema “A Guarda Civil Municipal no cenário da segurança pública de Campos”.
Na ocasião, um abaixo-assinado, com a assinatura de guardas não só de Campos, mas de outras cidades como Cabo Frio, Saquarema, Miracema, Anchieta e Vila Velha, ambos no Espírito Santo, foi entregue pelo presidente da Associação de Guardas de Campos, Wellington Levino de Souza, ao deputado federal, Paulo Feijó, para que junto com Anthony Garotinho, seu colega no Parlamento Nacional, possa pressionar a Câmara dos Deputados a votar a PL 1332, que, entre outras melhorias, regulamenta a profissão. 
Também participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Marinéa Abud, promotor de Justiça, Marcelo Lessa, deputado estadual Geraldo Pudim, ex-comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), Flávio Baracho, o inspetor da Guarda Municipal de São José dos Campos, em São Paulo, Elvis de Jesus, prefeito de Santo Antônio de Pádua e ex-comandante do 8º BPM, coronel Josias Quintal, presidente do Conselho Municipal de Guardas, Rogério Cabral, pesquisador de segurança pública, João Alexandre, vereadores, entre outras autoridades.
O promotor Marcelo Lessa disse que, embora a Constituição Federal fale da guarda com timidez , ele entende que ela é personagem da segurança pública. “Hoje nem a presença de um juiz tem inibido a criminalidade. Então, como desprezar a guarda como agende de segurança pública”, indagou.
Já o inspetor Elvis, para mostrar que segurança pública se faz com integração, citou a cidade de Simões Filho, na Bahia, onde o índice de homicídios chega a 163,9 por 100 mil habitantes, quando o tolerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 11 por 100 mil habitantes.
“Em São José dos Campos, o índice é de 10,6 por 100 mil habitantes. O que está errado em Alagoas é a falta de políticas públicas integradas. Sem prevenção e investimento no ser humano não se faz nada”, disse ele, que é a favor do uso de arma de fogo pelos guardas.
O pesquisador João Alexandre afirmou que o quadro atual do país é preocupante. “Temos um alto índice de corrupção, magistrados sendo afastados, pedofilia nas igrejas, enfim, um quadro caótico, que recai nos ombros dos operadores de segurança pública. Temos um crime organizado e um sistema público desorganizado”, disse ele, criticando a não liberação do porte de armas para os guardas. “O país tem 130 mil guardas que são tratados como débeis mentais, já que pensam que eles vão sair por ai atirando”, acrescentou.


fonte - Camara de Campos

Nenhum comentário: