Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, agosto 20, 2015

Bicicletas elétricas agora podem ser multadas em Campos

Lei passa responsabilidade do município ao Detran. Bikes elétricas sem pedais são como cinquentinhas


As bicicletas elétricas que não têm pedais agora já podem ser multadas em Campos, caso não estejam regulamentadas ou cometam alguma infração. Antes, a responsabilidade por estes veículos era do município, mas a partir da Lei 13.154, que está em vigor desde o dia 30 de julho, cabe ao estado – por meio do Detran – ficalizar e regulamentar estes veículos e também os ciclomotores de até 50 cilindradas, que são conhecidos como cinquentinhas. A bicicleta elétrica sem pedal deve ter os mesmos itens básicos de segurança do que as cinquentinhas e as motos.
 
Algumas das exigências para estas bikes é que elas tenham emplacamento e que os condutores e caronas usem os mesmos capacetes que devem ser usados por motociclistas. Outros quesitos necessários são o licenciamento da bicicleta elétrica e também a habilitação dos condutores. A bicicleta elétrica sem pedal consegue atingir a velocidade de 50 km/h.
 
Em Campos, todos os órgãos de trânsito competentes podem aplicar estas multas. Em casos de irregularidades, as autuações podem ser feitas pelo número do chassi – que pode ser conferido na nota fiscal ou no veículo – e o responsável recebe a multa.
 
Desde 2013 – a bicicleta elétrica sem pedal já era equiparada ao ciclomotor (cinquentinhas) desde 2013, mas como antes cabia ao município regulamentar esta situação, os casos de multas eram mais raros. Agora, a competência de registro e de licenciamento cabem ao Detran – que já é apto para tal função – e a expectativa é que a fiscalização aperte.
 
“Temos muitas leis no nosso código de trânsito que ainda não foram regulamentadas (detalhadas). Como os municípios não se adequavam ao fato de terem que regulamentar as bicicletas elétricas sem pedais, isso agora passa a ser responsabilidade do Detran”, explicou o especialista em trânsito Marcelo Gomes.

Nenhum comentário: