Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, agosto 03, 2015

Guarda Ambiental apreende 24 pássaros silvestres em casa de Goitacazes

Entre eles estavam um papagaio Chauá e dois Sabiás-da-Praia, espécies ameaçadas de extinção


Vinte e quatro pássaros – sendo um papagaio – e sete gaiolas vazias foram apreendidos no final da manhã desta segunda-feira (3) em uma casa em Goitacazes, na baixada de Campos. Agentes da Guarda Ambiental chegaram à casa após uma denúncia anônima que indicava a criação de animais silvestres no local. O responsável pelos pássaros estava na casa e foi levado para a Delegacia do Centro para prestar esclarecimento, após confessar criar os animais de forma ilegal.
 
Entre os animais apreendidos na casa, que fica na Rua São Gonçalo, estava um papagaio Chauá e dois Sabiás-da-Praia. Segundo a Guarda Ambiental, as duas espécies silvestres estão em extinção. Os outros pássaros apreendidos eram de espécies variadas como Tiziu, Coleiro do Brejo, Papa-Capim, Sabiá-do-Mato, Sanhaço, Pixanxão e Bico-de-Lacre. Segundo os agentes, o responsável por eles alegou não saber que cometia um crime. O homem prestou esclarecimentos na delegacia e foi liberado. Ele vai responder o processo em liberdade.
 
Os animais foram levados para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).  Todos vão passar por uma avaliação e caso estejam em boas condições, serão devolvidos à natureza. 

Nenhum comentário: