Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, agosto 30, 2015

Guarda Ambiental apreende pássaros silvestres e gaiolas em Guarus

 
Pássaros estariam sem a devida documentação do Ibama
O Grupamento Ambiental Municipal (GAM) da Guarda Civil (GCM) de Campos apreendeu 10 pássaros silvestres da fauna brasileira, por volta das 08h30h deste domingo (30/08), na Rua 1 do conjunto habitacional popular do Parque Prazeres, em Guarus. Além dos animais, no local foram encontradas armadilhas de captura e gaiolas vazias. Um homem foi detido e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.
Os agentes receberam denúncia de que em uma casa haveria criação ilegal de pássaros silvestres. Uma vez no local, os guardas avistaram um homem em frente a residência e fizeram a abordagem. Dentro do imóvel foram encontrados dois coleiros-do-brejo, três papa-capins, além de três gaiolas vazias. Segundo os agentes, os pássaros estariam sem a devida documentação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Próximo a casa, na rua, foram encontrados cinco tizius engaiolados, seis alçapões (armadilhas para capturar pássaros), além de uma gaiola com mais um tiziu. 
O homem, de iniciais J.L.S., foi levado a 146ª Delegacia Legal em Guarus, onde assumiu somente a propriedade dos pássaros encontrados na residência. Ele irá responder por Crime Ambiental (art. 29 da Lei nº 9.605/98), cuja pena varia de seis meses a um ano e meio de reclusão, além de multa.
Os pássaros foram encaminhados para o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Animais (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde passarão por uma triagem. Os animais em boas condições serão reintroduzidos à natureza e os debilitados receberão cuidados até a soltura.


Fonte Ururau

Nenhum comentário: