Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, janeiro 27, 2011

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO Prefeitura de Quissamã promove campanha




A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Quissamã divulgou esta semana a análise dos dados referentes à mortalidade dos residentes do município através do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM Online). O objetivo é  contribuir com a campanha  “Seja Legal no Trânsito”, promovida pela Prefeitura Municipal, através da conscientização dos cidadãos quanto as ações de promoção da saúde, sobretudo para motociclista e motorista.

De acordo com os dados da pesquisa, foi verificado que em 2010, as mortes decorrentes de causas externas (violentas) somam a terceira maior causa de óbito, com 11,2% do total, atrás apenas de falecimentos por meio de doenças do aparelho circulatório (36%) e do aparelho respiratório (14,4%).

A mortalidade por causa externa engloba diferentes motivos de falecimento, entre elas, causas violentas e acidentes de trânsito. O SIM releva que dos 14 óbitos ocorridos, incluídos nestas categorias, 7 (ou 50%) deles foram consequências de acidentes.
Analisando sobre as ocorrências por sexo, em 85,7% das mortes as vitimas eram homens, contra 14,3% de vitimas do sexo feminino.

Outro dado que é importante frisar é que a maioria dos acidentes de levaram o óbito de residentes ocorreram no próprio município e na cidade de Campos dos Goytacazes (ambos com 42,85% das ocorrências, ou 6 das 7 vítimas).

A coordenação da Vigilância Epidemiológica do município acredita que as pessoas precisam estar mais atentas às normas de segurança enquanto estão dirigindo ou pilotando, inclusive no que diz respeito aos limites de velocidade das rodovias.

Visando exatamente mobilizar a população para valorização da segurança no trânsito local e alertar quanto à  imprudência como causa de muitos acidentes nas vias de Quissamã, em sua maioria causados pela ingestão de álcool, a Prefeitura está promovendo a campanha “Seja Legal no Trânsito”.

Há ações previstas para acontecer em João Francisco, no Visgueiro e no Centro da cidade. As atividades de mobilização incluem adesivagem nos carros, distribuição de folders e livretos infantis para as crianças além de brindes, como camisetas e bonés.

fonte: http://www.ururau.com.br/cidades7807_EDUCA%C3%87%C3%83O_NO_TR%C3%82NSITO_Prefeitura_de_Quissam%C3%A3_promove_campanha

Nenhum comentário: