Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, junho 24, 2011

Equipe do Globo Ciência escolhe Campos para cenário de programa


A equipe do Globo Ciência está em Campos desde ontem realizando gravações para um programa especial em homenagem ao Ano Internacional da Química. Além dos cartões postais da cidade, o Instituto Federal Fluminense também foi escolhido como locação. No laboratório de Química do IFF, o apresentador Alexandre Henderson acompanha o experimento do professor Wander Gomes e seus alunos, que vão construir um espectroscópio, que é um  equipamento usado na análise de espectros eletromagnéticos, incluindo a luz visível e análises químicas.  Graças a utilização do processo de espectroscopia foi possível a descoberta de dois novos elementos químicos, o Césio e o Rubídeo.

O espectroscópio foi criado no século XIX, por dois cientistas Robert Bunsen e Gustav Kirchoff e até hoje tem seus princípios utilizados nas mais div ersas áreas, principalmente a medicina. Eles serão os homenageados deste programa.

Exibido desde 1984, o Globo Ciência é o programa de divulgação científica de maior longevidade na TV brasileira. Traduzindo conceitos da ciência e tecnologia em linguagem interessante e acessível para o público heterogêneo da televisão, o programa mostra de que forma o conhecimento científico pode contribuir para melhorar a vida cotidiana dos telespectadores. Apresentado por Alexandre Henderson e dirigido por Manuel Lampréia Carvalho, o Globo Ciência é exibido nas manhãs de sábado, com 25 minutos de duração, junto a outros programas educativos da TV Globo, como o Globo Ecologia, o Globo Educação, o Globo Universidade e o Ação. É transmitido também pelo Canal Futura aos domingos, às 14h; às segundas, às 4h45; às terças, às 22h30 e às quintas, às 00h33.

A equipe do Globo Ciência permanece no Instituto até as 15horas.

Nenhum comentário: