Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, setembro 18, 2011

Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça vai financiar pesquisas nas áreas de segurança pública e justiça criminal


 

Apoio para pesquisas em Segurança Pública

Brasília, 13/09/2011 (MJ) - A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça vai financiar pesquisas nas áreas de segurança pública e justiça criminal. Podem concorrer ao edital faculdades e universidades públicas e privadas, fundações mantenedoras, de apoio e amparo à pesquisa, centros de pesquisa e entidades não governamentais que comprovadamente atuem ou realizem estudos relativos às áreas temáticas propostas. Cada proposta selecionada receberá até R$ 100 mil. Elas devem ser encaminhadas entre 14 de setembro e 14 de outubro.
A seleção privilegiará iniciativas de cunho aplicado e dará preferência às de caráter interdisciplinar ou que tenham na equipe, quando possível, profissionais das instituições de segurança pública e justiça criminal.Treze temas irão orientar os projetos. Veja lista abaixo:
  1. Diagnóstico dos Conselhos Estaduais de Segurança Pública e de Direitos Humanos;
  2. Indicadores de monitoramento e avaliação das políticas de segurança pública e justiça criminal, das instituições de segurança pública e dos seus profissionais;
  3. Tráfico de Pessoas;
  4. Normas disciplinares e diretrizes de promoção e defesa dos direitos humanos dos profissionais de segurança pública;
  5. Jornadas e Escalas de Trabalho dos Profissionais de Segurança Pública;
  6. Implementação e acompanhamento dos programas de polícia comunitária;
  7. Segurança Pública e Direitos Humanos;
  8. Uso da Força;
  9. Diagnóstico dos Homicídios;
  10. Políticas de Prevenção e Redução dos Homicídios em Áreas de Vulnerabilidade;
  11. Fluxo do trabalho de perícia nos processos de homicídio;
  12. Fluxo do registro de mortes violentas;
  13. Segurança Pública Municipal: impacto da implementação de políticas públicas de segurança no âmbito municipal.
São critérios de seleção: adequação ao tema e às diretrizes propostas; estratégia metodológica; titulação dos membros da equipe de pesquisa; experiência dos membros da equipe na área temática de candidatura; experiência da instituição proponente em pesquisas empíricas e aplicadas; e experiência da instituição proponente na área temática de candidatura.
Acesse aqui a página do edital.

Nenhum comentário: