Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, janeiro 13, 2013

Praias recebem mais segurança

Apesar dos registros de violência nas praias da região nas últimas semanas, órgãos ligados à segurança garantiram que seus efetivos estão reforçados, o que proporciona tranquilidade para a população. Em Campos, de acordo com a assessoria de Comunicação da Prefeitura, ao todo 100 homens da Guarda Civil Municipal estarão atuando na praia do Farol de São Tomé em 10 viaturas, incluindo automóveis, quadriciclos e motos, além das bicicletas. Já a Polícia Militar informou que, cerca de 50 homens em 10 viaturas atuam na praia campista para proporcionar segurança aos moradores e veranistas. Outras praias da região também receberam reforço nos patrulhamentos. Na semana passada, um ambulante, de 66 anos foi esfaqueado momentos antes de um show na orla do Farol de São Tomé.

Segundo o Auxiliar Técnico João Licassali, de 21 anos, neste ano o efetivo da Guarda Municipal parece está menor no Farol. Segundo ele, há poucos homens atuando pelas ruas da praia campista e em determinados horários o efetivo não está presente em pontos importantes.

- Nos outros anos a população via homens da Guarda andando em meio a multidão do trio elétrico e neste ano isso não é visto. Espero contar com o efetivo para ter a sensação de segurança na praia - disse o Auxiliar Técnico.

De acordo com o coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascoutto, o efetivo da guarda continua o mesmo dos outros anos e foram instaladas 15 câmeras de segurança ao longo da orla da praia campista para garantir entretenimento com total segurança aos turistas e moradores. Segundo ele, o serviço tem se mostrado eficaz quanto às informações no trânsito e investigações policiais, em casos de homicídios ou assaltos. “O intuito é oferecer para os veranistas e moradores  uma programação à altura, estrutura médica e de segurança adequada com o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. Estamos oferecendo tudo que é necessário para uma boa atuação. Para qualquer tipo de incidente ocorrido pudermos minimizar”, informou e lembrou que a Guarda Municipal não garante a segurança, o que pode ser realizado pela Polícia Militar. “O nosso efetivo oferece apoio à PM. A razão de superarmos os obstáculos no Farol é graças ao trabalho conjunto entre a Guarda e Polícia Militar”, disse.

O comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Mello, também comentou a atuação da Guarda no Farol. “Quadriciclos fazem o patrulhamento de toda a orla e cuidam da preservação ao meio ambiente. As bicicletas estão fazendo a fiscalização nas ruas de baixo, evitando estacionamento em local proibido e dando orientação aos veranistas. Os guardas que estarão andando pela praia atuarão nos shows”.

Parceria para atender áreas de diversos municípios

De acordo com o Chefe de Divisão de Planejamento e Operação do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Major Sérgio Moura, o órgão reforçou o efetivo na praia do Farol de São Tomé e garante a segurança também através de parcerias com a Guarda Municipal e o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv). "O objetivo das parcerias é para manter o controle de toda a área, principalmente nos finais de semana onde a demanda é maior por conta da programação de entretenimento", relatou o Major.

Na noite do sábado retrasado, o ambulante Nelson Soares de Souza, de 66 anos foi esfaqueado na praia do Farol de São Tomé. A vítima estava vendendo seus produtos quando teria esbarrado em uma pessoa que andava pela rua. O ambulante chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O autor do crime, de 60 anos, foi detido. Segundo a filha de Nelson, Monique Gregório de Souza, 33 anos, o motivo do crime seria passional. “Se tratando desse tipo de ação, foge do nosso controle impedir, mas podemos deter com mais rapidez o principal suspeito, que teria agido pela emoção”, destacou Moura

Mudanças também em SJB e São Francisco

Assim como a praia campista, outras duas praias na região, que ficam bastante movimentadas durante a temporada de verão e precisam de mais atenção das forças de segurança,  também receberam uma atenção maior do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pela segurança nos municípios da região.

De acordo com informações fornecidas pela Polícia Militar, durante os finais de semana, 40 policiais em oito viaturas realizam a segurança no município de São João da Barra. Já em São Francisco de Itabapoana, cerca de 25 policiais em oito viaturas circulam pelas praias do município. Major Moura informou que, durante a semana o efetivo também foi reforçado nesses locais. De acordo com ele, o Batalhão distribuiu o efetivo nas praias através da demanda de cada área.

- Nesses municípios também operamos em parcerias para garantir o maior controle nos locais. Em SJB atuamos com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), BPRv e Guarda Municipal e nas praias de SFI contamos com a parceria do BPRv. A própria população está presenciando o nosso policiamento. As pessoas que se sentirem ameaçadas devem ligar para o Disque-Denúncia (2723 1177) e nos comunicar o que está acontecendo. A identidade do denunciador será preservada. Também é necessário que as pessoas façam o registro de ocorrência nas delegacias. Por menor que seja o fato, é importante que as autoridades sejam comunicadas - concluiu o Major.

Nenhum comentário: