Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, junho 14, 2015

Programa da Guarda com atuação nas escolas da rede municipal

ENTREVISTA com o coordenador do Programa Ronda Escolar, o guarda municipal Eneci Paulo




eneci4O pioneirismo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos ao lançar, há seis anos, um projeto, inicialmente pequeno, sem grandes abrangências, fez com que outros municípios da região também fizessem o mesmo. E esse projeto foi crescendo, crescendo, crescendo, a ponto de se transformar em um programa que, embora tenha como princípio a rede municipal de educação, vez por outra, quando solicitado e na medida do possível, também é desenvolvido na rede estadual e até mesmo na particular da cidade. Tudo prova sua importância dentro do contexto educação. Mas seria importância ou necessidade? Eis a questão.
Assim é o Programa Ronda Escolar, presente hoje em 101 escolas da rede municipal. O atual coordenador do programa é o mesmo que há seis anos recebeu a incumbência do então comandante da GCM, Francisco Melo, de criá-lo: Eneci Paulo. Mas como tudo era muito novo, ele saiu pesquisando e estudando o assunto, além de ir conhecer de perto o modelo já praticado na cidade do Rio, adaptando-o para a realidade local. Eneci Paulo e sua equipe formada por um subcoordenador, 12 agentes e dois palestrantes, desenvolve palestras educativas e preventivas com os estudantes e, também, com os pais que, em muitos casos, são diretamente responsáveis por determinadas atitudes dos filhos.

Veja a entrevista
Campos 24 Horas O que é o Ronda Escolar de fato?
Eneci É um programa educativo e preventivo, para ser desenvolvido no ambiente escolar municipal. Hoje atendemos a 101 unidades, diariamente, com palestras sobre violência, sexualidade, drogas, comportamento, entre outros, não só para os estudantes como também para os pais, além do patrulhamento que é feito em torno dessas unidades. E procuramos atender aos quatro cantos do município, desde Santo Eduardo, passando pela Baixada, além de Guarus e lado contrário do rio.
C24H E a segurança fora da escola também é com o pessoal do Ronda Escolar?
Eneci Segurança fora da escola, na rua, é com a Polícia Militar, a instituição que tem essa atribuição. Nosso trabalho é preventivo no ambiente escolar, proporcionando sensação de segurança para os corpos docente e discente. Também interagimos e orientamos os alunos no ir e vir para a escola, além de realizarmos as palestras educativas. Em caso de violência dentro da escola, atuamos de forma integrada com assistentes sociais, conselho tutelar e órgãos afins, tentando resolver aquele problema, para que ele não se repita.
C24H Você falou da necessidade de conversar também com os pais. Porque?

eneci3
EneciPorque muitas vezes a criança ou jovem presencia determinadas situações e acabam querendo incorporar isso na sua vida, levando para a escola. Por isso conversamos com os pais neste sentido, da não participação dessas crianças e adolescentes na vida do seu responsável, para que não sirva de mau exemplo. Sem falar na necessidade de se impor autoridade, para que ela não venha a desrespeitar seus superiores dentro da escola. E o pior é que muitas vezes, quando a criança erra, os pais querem culpar a escola, transferir responsabilidades.
C24H Você quer dizer que a família tem tanta responsabilidade quanto a escola. É isso?
Eneci Com certeza. Muitas vezes o adolescente leva para a escola aquele comportamento que é mantido em casa ou. Então, que ele presencia. Ainda é muito comum a mentalidade de pais que acham que quem tem que educar é a escola e não eles em casa e aí que está o grande problema. Muitos pais também não têm conhecimento e são levados pela mídia, que aponta o que não pode, mas também não mostra como fazer. Os pais podem corrigir seus filhos em bom tom, é uma maneira de educar, mostra autoridade, respeito, por exemplo.
C24H E como é a relação do Ronda Escolar com os pais nestas palestras?
Eneci Muito boa. Para você ter uma ideia, depois muitos vêm nos perguntar como fazer para mudar seu filho, como se fosse assim rápido, de uma hora para outra. Já os adolescentes não, na maioria das vezes eles acreditam que o que fazem é o certo e muitos relutam em mudar o comportamento. Mas também têm alguns que já começaram a mudar, passaram a ajudar ao outro, formando uma corrente, o que é muito bom.
C24H Depois que o programa passa por determinada escola, ela fica desguarnecida?

eneci2
Eneci Não, nós voltamos lá na mesma semana, às vezes, até mesmo no outro dia, dependendo do caso. Neste caso, as palestras demoram mais para acontecer, porque não dá para fazer uma palestra em um dia e outra na mesma semana. Mas as visitações acontecem, por isso que trabalhamos todos os dias, sem parar. E também fazemos um mapeamento das unidades que precisam de maior atenção, aquelas que apresentam mais problemas. Ou, então, a própria direção nos orienta nesse sentido.
C24HO programa tende a se expandir com o tempo?
Eneci Sim, acreditamos que no segundo semestre. Hoje basicamente trabalhamos com os jovens, mas vamos também passar a atuar com as crianças, de 5 a 10 anos, porque serão adolescentes daqui a alguns anos. E começando a aprender nesta fase, chegarão a adolescência já conscientizados dos seus direitos e deveres. Neste caso a palestras serão com fantoches, entre outros recursos, para melhor assimilação. Também vamos trabalhar para que a direção leve as crianças até à GCM, porque muitas têm medo da gente, falam logo: É a polícia. Por isso nós do Ronda Escolar mudamos o uniforme, colocamos o que é usado no administrativo e de passeio, este azul mais claro.

Fonte - Campos24horas

Nenhum comentário: