Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, setembro 21, 2011

STF decide se guarda municipal pode aplicar multa de trânsito

 
Guarda Municipal de Campos atuando / foto site da GCM

A aplicação de multas de trânsito por guardas municipais é o mais novo tema com Repercussão Geral reconhecida pelo Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal. Segundo o relator do caso, ministro Março Aurélio, o tema, de índole constitucional, está a merecer o crivo do Supremo.
O recurso foi proposto pelo município do Rio de Janeiro contra decisão do Tribunal de Justiça, que considerou não ser atribuição da guarda municipal a aplicação de multa de trânsito, com base no artigo 144, parágrafo 8º, da Constituição Federal. Este dispositivo constitucional prevê que os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. Para o TJ-RJ, os municípios não têm poder de polícia de segurança pública e, por conseguinte, as autuações de trânsito lavradas pelos guardas municipais são nulas de pleno direito.
No Recurso Extraordinário ao STF, o município sustenta que a segurança e a fiscalização do trânsito incluem-se no chamado interesse local, previsto no artigo 30, inciso I, da Constituição. O dispositivo prevê que compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local.
O município enfatiza também a importância do pronunciamento do STF sobre a questão nos âmbitos social, político e jurídico, haja vista estar em jogo a autonomia municipal e a possibilidade de desautorizar-se a polícia de trânsito local e, com isso, permitir-se a impunidade de um sem-número de motoristas.
Para o ministro Março Aurélio, a questão debatida neste recurso extrapola seus limites. Está-se diante de controvérsia a envolver a Constituição Federal, cumprindo ao Supremo definir o alcance que lhe é próprio. Vale notar a circunstância de a atuação da guarda municipal no trânsito extravasar os interesses do Município do Rio de Janeiro, alcançando tantos outros que a mantêm na atividade, afirmou o relator. O RE ainda não tem data para ser julgado.

Extraído / OAB – Rio de Janeiro / 19/9/2011 / Autor: Fonte: revista eletrônica Consultor Jurídico

3 comments to STF decide se guarda municipal pode aplicar multa de trânsito

  • Lis
    Acho que toda força de organização é válida. Vim de Minas e morei em São Paulo. Não acredito que a forma de condução do motorista vai se transformar em responsável de uma hora pra outra sem corretivos. Cruzam sinais vermelhos, chegam a transportar 4 numa moto, capacete nunca, os ônibus fecham cruzamentos, uma bagunça. Em SP os “marronzinhos”, apelido dos guardas de trânsito dado devido a roupa, estão em qualquer canto. Fez besteira, tem multa.
    Se a cidade quer crescer, tem que se organizar. Ainda mais aqui onde um valão que poderia ser aproveitado para fluir o trânsito é “Patrimônio Histórico”…
  • Carlos Heitor
    Existem algumas cidades, Campos se enquadra neste rol, onde a guarda municipal fora formado por pessoas que tomavam conta de praças públicas, faziam capina e etc, depois da noite para dia tornaram-se guardas muncipais, perguntamos estão apto para aplicar multas de transito, alguns não tem nem carteira de motorista, ou seja, desconhecem a legislação.
    Houve uma época que travei uma discursão com um guarda e não consegui convencer que ela estava errada por uma coisa simples, e pensava que quando o sinal estava verde significava que o motorista poderia tocar o veiculo na direção de pedestres que estavam atravessando e não deu tempo para concluir a travessia, fiz ele ver que sinal verde, apenas significa que está livre para seguir em frente, claro desde que não tenha um pedestre concluindo sua travessia sob faixa de pedestre.
    Segundo piada maldosa de advogados, cabeça e juiz e bumbum de bebe pode se esperar tudo.
  • Érica Vellemen
    Eles só não multam quando são “amiguinhos ou parentes” deles. Tô cansada de ver carro parado na esquina dos correios em conversa com o guarda que estava de plantão ali e quem subia a 21 de abril não tinha visão de nada e se deparava com a situação e tendo de fazer um desvio momentâneo e no reflexo.
    Ao entorno da igreja Boa Morte, tentaram multar meu esposo, só que todos que estavam ali estavam irregulares e não foram multados. Ele exigiu que se fosse feito com ele que fizesse coim todos que ele estaria aguardando a ação. Resposta disso: Nada fizeram, pois estavam erradíssimos!!!
    Levamos uma eternidade tentando atravessar a praça são salvador no ninho das águias, mas alguns guardas não atentam para o fato de que estão ali pra auxiliar para tal acontecimento!
    E os guardas enormes que vemos nas ruas, será que passaram pelos testes físicos exigidos em questão? Eles não aguentariam correr 10 metros sequer! E se tratam de guardas jovens e acredito eu, recém chegados à função!!!
    GUARDAS MUNICIPAIS: É PRECISO AINDA MUITA EDUCAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA TAL FUNÇÃO!
fonte: http://fmanha.com.br/blogs/esdras/2011/09/21/214-guarda-2/

Um comentário:

O Justiceiro GCM disse...

Com certeza os comentários em contrario só pode ser de condutores ou parentes que foram punidos por terem cometidos infrações de trânsito,a respeito de favorecimento o que posso falar é que se souber de algum fato nesse sentido todos devemos fazer uma representação formal primeiro ao comando e logo após ao ministério público.E ainda falando sobre o fato de facilitar o estacionamento de um conhecido ou até mesmo um parente ou uma autoridade etc. Vamos deixar de ser demagogo,se vc fosse um guada de transito ,um policial ou um servidor responsável por qualquer tipo de fiscalização vc iria penalizar um parente seu?Ou até mesmo um conhecido?Vc iria brigar com o mundo,pois temos uma sociedade que não aceita muito o certo principalmente em Campos que adora um ``jeitinho ``pra se dar bem,vai dizer que vc não gosta de chegar em um determinado local e encontrar um guarda conhecido e pedir para parar o famoso minutinho que seja,e se o guarda tenta ser correto ele é MAL-Guarda e se ele deixa esse é um Guarda desleixado que não cumpre as suas obrigações.
expresso aqui em nome dos GUARDAS DE TRÂNSITO minha revolta pois é muito difícil ser o melhor,pois a cidade de Campos é uma cidade politica.